Casa pioneira na zona rural - 1945

1945

O pioneirismo em Maringá é valorizado por seu aspecto heroico,  e com razão. Na década de 1940, as condições de vida eram precárias devido à falta de infraestrutura e acesso em geral. Além das dificuldades de acesso, locomoção e prestação de serviços essenciais, muitos pioneiros tiveram que enfrentar desafios  de subsistência relacionados à  moradia, alimentação e lazer. 

Na imagem registrada na zona rural do município em 1945, vemos uma edificação precária que servia como moradia para pioneiros recém chegados. Em meio à mata, a casa é erguida com troncos finos de madeira sem o beneficiamento do corte em tábuas, assim como as outras edificações do entorno. Os telhados cobertos de palha oferecem o mínimo de proteção às edificações primitivas. 

É possível ver ainda, do lado direito da imagem, duas mulheres em frente a uma das edificações, enquanto que do lado esquerdo vê-se outra senhora, trajada de roupas claras, possivelmente  um traje religioso. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.