“Pé de chinelo”, símbolo de campanha de Valente – 1968

1968


A imagem mostra o palco de um dos muitos comícios realizados pelo candidato à prefeitura de Maringá, Adriano José Valente, que aparece de paletó escuro fazendo o “v” de vitória. 

Com os dois microfones em mãos, ao centro, está o professor Renato Bernardi, então vice daquela chapa. À direita, no topo da imagem, surge Antônio Assunção, que mais tarde viria a ocupar a presidência da Codemar. 

À esquerda está a esposa do futuro prefeito, a dona Purificação de Jesus Valente. A conhecida dona Puri usa em seu peito direito o símbolo daquela campanha: uma miniatura de um chinelo. 

Consta que os opositores de Valente, em um momento infeliz, teriam proferiram que o emedebista não tinha estrutura para comandar o município, fazendo alusão de que ele seria um “pé de chinelo”. Com audácia, a sua equipe tratou de incorporar aquele elemento como uma imagem de campanha e isso, somada a outras estratégias, o fez conquistar o gosto popular, fazendo-o vencer o páreo. 

Ao abrir as urnas, Adriano José Valente foi sagrado como o quinto prefeito de Maringá com 19.471 votos, seguindo de João Paulino que contabilizou 14.415 votos e Ardinal Ribas, com 1.044 votos.

Fontes: Acervo Família Valente / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.