Mais registros da passagem do casal Imperial em Maringá - 1978

1978


Feita no saguão do Aeroporto Regional Gastão Vidigal, a primeira imagem mostra, da esquerda para a direita, Branca Vieira, primeira-dama do Município de Maringá; Michiko e Akihito, príncipes do Japão; João Paulino Vieira Filho, prefeito de Maringá; Antônio Ueno, deputado federal. O segundo registro mostra dezenas de autoridades que recepcionaram a comitiva imperial no aeroporto de Maringá. A terceira imagem apresenta aspectos da chegada da comitiva ao terreno que seria ocupado dentro de pouco tempo como sede da ACEMA. Nas duas últimas fotos, Akihito, junto de personalidades políticas, como o então governador do Paraná, Jaime Canet Júnior, acenam para o público na ACEMA. 

Os príncipes do Japão, Michiko e Akihito, desembarcaram em Londrina no dia 20 de junho de 1978, por volta das 10h15. Quem os recepcionou foi o vice-governador do Paraná, Octávio Cesário Pereira Júnior. Os herdeiros do trono japonês haviam passado por Brasília, São Paulo e cidades do interior paulista. O governador Jayme Canet Júnior estava em Maringá, junto do ex-ministro da Educação Ney Braga, do prefeito municipal João Paulino e grande comitiva, para recepcionar o presidente da República, Ernesto Geisel. Logo que chegou, o presidente se reuniu no saguão do Aeroporto Regional Gastão Vidigal com membros da ARENA e demais autoridades maringaenses.

Depois, a comitiva seguiu em carreata pela cidade, passando pela avenida Getúlio Vargas, Paço Municipal, avenida Tiradentes, avenida Paraná e, por fim, avenida Colombo, de onde seguiram para a cidade destino daquela manhã. Às 11h45, Geisel, os príncipes do Japão e demais autoridades se encontraram em Rolândia, onde ocorreu a solenidade oficial do IMIN 70 anos. Depois, os príncipes retornaram para Maringá às 14h30. Pelo caminho, a comitiva passou pelas cidades de Arapongas, Apucarana, Jandaia do Sul, Mandaguari e Marialva. De Maringá, o presidente Geisel e sua esposa, Lucy, voaram à Brasília.

Em solo maringaense, por volta das 17h, Michiko e Akihito, junto de autoridades, foram direto para o terreno da futura sede da Associação Cultural e Esportiva de Maringá, a ACEMA, na atual avenida Kakogawa. Ali foi realizado o lançamento de sua pedra fundamental. Quem presidiu aquela Comissão de Recepção foi Noboro Okimoto. Na sequência, a comitiva seguiu para o centro da cidade, onde uma grande multidão aguardava para ver de perto o casal imperial.

Ao longo do caminho, estudantes das escolas da cidade os recepcionaram com bandeirinhas do Japão e do Brasil. Na ocasião, 20 mil delas foram distribuídas aos alunos que ficaram espalhados pelas avenidas Brasil e Getúlio Vargas, desde a praça Rocha Pombo até o Paço Municipal, onde a comitiva fez mais uma parada. Na sede do Executivo Municipal, Akihito e Michiko foram recebidos pelo prefeito João Paulino, quando ocorreu a troca de homenagens. 

Durante a noite do dia 21 de junho de 1978, um jantar foi organizado para os príncipes do Japão no Clube Hípico de Maringá.

O casal pernoitou no Hotel Bandeirantes, o mais luxuoso da época. No dia seguinte, em 21 de junho, logo pela manhã o casal imperial visitou o Jardim Japonês, no interior do Parque do Ingá, que foi preparado em caráter de urgência para ser inaugurado naquela oportunidade. Depois daquela que foi a última solenidade em solo maringaense, o casal imperial partiu para São Paulo e demais cidades brasileiras, onde deram sequência as comemorações do IMIN 70 anos. 

Saiba mais sobre esta visita imperial clicando AQUI

Fontes: Acervo Kenji Ueta - Foto Maringá / Acervo ACEMA / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.