Américo Dias Ferraz e Moyses Lupion - Década de 1950

1950


O registro mostra o prefeito de Maringá, Américo Dias Ferraz, abraçando o governador do Paraná, Moysés Lupion, durante encontro em Curitiba.

De forma inesperada, Américo Dias Ferraz elegeu-se para a segunda gestão do Município, em 1956. Iniciando sua administração com amplo apoio da comunidade local, buscou vincular-se ao Governo do Estado objetivando a busca de recursos para benfeitorias na cidade. Estar próximo a Moysés Lupion, então governador, era um passo importante para o atingimento dessa meta. 

Entretanto, Ferraz sucumbiu a partir de 1958, momento que entrou em rota de colisão com a classe empresarial e relegou o comando da cidade aos seus secretários. Ao deixar a prefeitura, em 1960, mudou-se para o interior de São Paulo, onde abriu uma concessionária da Simca do Brasil. 

Insatisfeito com a demora da entrega dos carros comercializados, após diversas cobranças, Américo Dias Ferraz desferiu três tiros contra René Jean Roig, gerente da fábrica. Réu-confesso, o ex-prefeito de Maringá foi condenado à prisão. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.