Pátio do Colégio Marista - Final dos anos 1960

1960


O registro mostra o pátio do Colégio Marista de Maringá, provavelmente, no final da década de 1960. No espaço, alunos e professores se organizam em suas respectivas alas que participariam do desfile alusivo ao aniversário da cidade. 

O prédio em destaque foi concluído no início de 1966. A partir de então, este seria considerado um dos mais modernos estabelecimentos escolares do Paraná. Além dos alunos do Colégio Marista, a Faculdade Estadual de Direito também passou a funcionar nessas instalações. 

Este foi um dos primeiros estabelecimentos de educação a serem instalados na região central. Teve início como Ginásio Maringá em 9 de setembro de 1951, com o lançamento de sua pedra fundamental. A inauguração aconteceu menos de um ano depois, concomitante ao 5º aniversário da cidade, em maio de 1952. Foi autorizado a funcionar por meio da portaria Nº. 842, de 27 de setembro daquele ano. A instituição foi construída pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. 

O professor Antero Alfredo Chaves Santos dirigiu o Ginásio Maringá até 15 de agosto de 1954, quando o mesmo foi comercializado à Mitra Diocesana de Jacarezinho. Então, a direção ficou sob responsabilidade do Pe. Cleto Altoé. Em 1957, a instituição passou a pertencer à Congregação dos Irmãos Maristas, sofrendo então a alteração do nome para Colégio Marista. 

Fontes: Foto de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.