Inauguração da Nova Central Telefônica - 1975

1975

No início da madrugada de 15 de novembro de 1975, todo o sistema telefônico de Maringá foi modernizado. Com a mudança, todos os números de telefone da cidade passaram a ter seis dígitos, quando o algarismo "2" foi substituído por "22". 

Muitas melhorias foram incorporadas naquela estrutura. Entre elas está o telefone de teclado e a discagem direta internacional. Quanto ao primeiro aspecto, Maringá se tornou a terceira cidade do país a contar com este sistema. Acerca das ligações internacionais direitas (DDI), a cidade foi classificada como a primeira do interior do Brasil a possuir tal possibilidade. 


A partir disso, a TELEPAR inaugurou oficialmente sua nova Central Telefônica em Maringá no dia 27 de novembro daquele mesmo ano. A cerimônia contou com a presença do presidente da TELEBRÁS, general José Antonio de Alencastro e Silva, do presidente da TELEPAR, Renato Johnsson, e dos secretários de Estado Túlio Vargas e Noel Lobo Guimarães, além do então prefeito Silvio Barros. 


Durante a solenidade, Silvio Barros fez uma ligação teste para o então governador do Paraná, Jayme Canet Jr. 

Aquela central teve um investimento de seis milhões e quinhentos mil cruzeiros, possuindo capacidade para atender até dez mil terminais telefônicos. 

O Diário do Norte do Paraná - 15 de novembro de 1975 e 28 de novembro de 1975 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.