Inauguração do Parque do Ingá - 1971

1971


Durante a década de 1970, Maringá viu o aumento do  número de clubes sociais e locais de encontro para uma elite abastada. Nessa época, existiam o Rotary Club, Lions Club, Maringá Clube, Clube Hípico, Country Club, além do Aero Clube. 

Diante da escassez de espaços de lazer e interação com a natureza para aqueles que não podiam frequentar clubes privados, o prefeito Adriano Valente idealizou o que ele chamava de “Clube do Povo”, um espaço onde a população comum pudesse ter acesso às benesses já usufruídas pela elite. Assim, nasceu o projeto do Parque do Ingá, uma das joias de Maringá. 

É também do prefeito Adriano Valente a ideia de colocar uma gruta de Nossa Senhora Aparecida no interior do parque, depois de uma visita onde ele achou o lugar propício. Ele solicitou ao então governador Haroldo Leon Peres a doação da imagem, que acatou o pedido. 

A imagem em destaque foi publicada no jornal Folha do Norte do Paraná em 10 de outubro de 1971, noticiando a inauguração do parque. Adriano Valente e sua esposa Purificação de Jesus Valente, primeira dama do município, estão ladeados pelo governador à direita e sua esposa à esquerda. À direita do governador, que segura a imagem da santa, está o bispo Dom Jaime Luiz Coelho, que abençoou a cerimônia. A faixa inaugural aparece à frente, antes de ser cortada no ato solene. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.