Gasolina mais cara - Setembro de 1985

1985


O impresso O Diário do Norte do Paraná trouxe a manchete em 20 de setembro de 1985: "Gasolina e derivados sobem mais uma vez: agora, 10%". 

A matéria detalhou que os derivados de petróleo, incluindo gasolina, álcool, óleo diesel, querosene e gás de cozinha, sofreram reajuste a meia noite daquele dia. O incremento foi próximo a 10%. Até 19 de setembro, a gasolina custava Cr$ 2.580 o litro. 

A imagem mostra um agricultor abastecendo o seu trator Massey Ferguson em algum posto de combustíveis de Maringá.  

Segundo especial retrô da Revista Época, veiculado em 30 de maio de 2015, desde a crise do petróleo, em 1973, a inflação nacional subiu de forma quase contínua, sendo projetada que em 1985 bateria a marca histórica, como o ano mais impactado pelas crises globais e a retração da economia brasileira. O IGP saiu de 19,3% e chegou em 239% na estimativa para 1985, quando o índice já havia sido convertido para o INPC. 

Fontes: Acervo O Diário do Norte do Paraná / Acervo Revista Época - Especial retrô de 30 de maio de  2015 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.