Ângelo Planas - 1978

1978


Chegando em Maringá em 1944, quando a cidade ainda era distrito de Apucarana,  Ângelo Planas é uma das figuras ilustres no hall dos pioneiros locais. 

Proprietário da Casa Planeta, no Maringá Velho,  Ângelo vendia secos e molhados aos sitiantes e pioneiros da região, sendo ampla a sua relação com o público, o que era muito útil para sua popularidade. Também foi proprietário do Palace Hotel, um dos primeiros da cidade. 

Planas também foi um bem votado candidato a prefeito no primeiro pleito de Maringá, em 1952, ficando em terceiro lugar, atrás do vencedor Inocente Villanova Júnior e do candidato Waldemar Barbudo, delegado de polícia de Mandaguari e candidato apoiado pela Companhia de Terras Norte do Paraná. 

Próximo ao governador Bento Munhoz da Rocha Neto, a quem chamava de amigo,  Ângelo reivindicava diversas melhorias para Maringá, especialmente do ponto de vista de infraestrutura, como a construção de escolas, estradas e o primeiro gerador de energia elétrica movido a óleo, cujo frete ele custeou. 

A foto é de quando ele concedeu entrevista para a publicação Integração, de julho de 1978

Ângelo Planas faleceu aos 96 anos, no dia 30 de maio de 1999. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Integração - Jul. 1978


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.