Parque Alfredo Werner Nyffeler - 1992

1992


Durante décadas, uma grande erosão assolou as famílias residentes na região da Vila Morangueira. O local acabou ficando popularmente conhecido como "Buracão".

A área ficava dentro da propriedade da Fazenda Maringá, pertencente a Alfredo Nyffeler, produtor de café e funcionário da Companhia de Terras Norte do Paraná. 

Em 1975, o Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação (SAOP) e a ISA S/A firmaram parceria para a instalação de galerias pluviais, visando a conter a erosão do solo provocada pelo nascimento do Ribeirão Morangueira. 

A falta de urbanização do espaço levou ao mau uso pela população, que transformou o lugar num depósito de lixo. Em 1986, Antonio Tortato, então secretário municipal de serviços urbanos, promoveu um processo de revitalização do espaço, a  cargo do engenheiro da prefeitura Carlos Augusto Lopes. A situação só foi resolvida e o espaço urbanizado para uso em 1988, quando foi aberto como Parque Alfredo Nyffeler, ainda hoje conhecido como “Buracão”. 

A imagem é de 1992, quando o espaço já estava disponível para visitação e usufruto da população. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.