Primo Monteschio e família - 1972

1972

A história de Maringá está repleta de figuras pitorescas. Uma delas é o vereador, dentista, piloto e agente funerário Primo Monteschio. Chegou em Maringá no ano de 1946 e instalou-se no Maringá Velho, onde montou seu primeiro empreendimento. 

Embora não tivesse curso superior em odontologia, foi ele quem abriu o primeiro consultório em Maringá. Aos moldes dos barbeiros medievais, era ele o responsável por suturas, reparo de fraturas, sangria e, claro, extração de dentes. Com a chegada de Laércio Nickel e Newman da Silva Gomes, dentistas  de formação, Primo mudou de ramo. 

Em 1952, na primeira eleição da cidade recém emancipada, foi eleito como vereador suplente, chegando a ser titular em 1956. Continuou sendo vereador, eleito nos pleitos seguintes e reeleito em 1964 e 1968. 

Também foi piloto de aviação, agricultor e empresário. Ao lado do seu filho Álvaro, abriu uma empresa de serviços funerários, um dos mais notáveis no norte do Paraná, o Serviço Social e Luto Funerária Maringá. A empresa chegou a contar com uma frota especial para transporte para todo o país, além de uma capela mortuária e necrotério particular. Dentro deste contexto, ainda foi fundado o Plano Social Maringá, que era um conceito moderno para a época: com baixas mensalidades, todas as classes sociais poderiam se preparar para o momento da morte de um ente querido.

Ele aparece na imagem usando terno e gravata, óculos escuros e braços cruzados, ao lado dos familiares. Primo Monteschio faleceu a 19 de outubro de 1986. A rua de acesso ao cemitério municipal recebeu seu nome como forma de homenagem. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.