Joubert de Carvalho aos 15 anos - 1915

1915

O nome de Maringá tem origem na  música “Maringá” de Joubert de Carvalho, médico e compositor mineiro consagrado por suas  músicas populares e marchinhas de carnaval. 

Joubert nasceu em 1900 e, aos nove anos, ganhou do pai um piano que aprendeu a tocar sozinho, de ouvido. Aos 12, morando em São Paulo, já vendia partituras. 

O grande sucesso de Joubert em 1932 foi a canção “Maringá”, gravada por Gastão Formenti. A inspiração para a composição teria surgido de um contato de Joubert com o então ministro da Viação e Obras Públicas, o paraibano José Américo de Almeida. Naqueles tempos, grandes áreas do Nordeste haviam sido atingidas por uma seca intensa. Algumas fontes também afirmam que a música foi  encomendada por Rui Carneiro, grande amigo do compositor, que desejava uma canção falando sobre tristeza e seca. Joubert, então, criou uma personagem de nome Maria, que seria uma imigrante paraibana do Ingá. Daí surgiu "Maria de Ingá" e depois "Maringá", que se tornou o  título da canção.

A canção era popular entre os funcionários da companhia, que a cantarolavam durante o trabalho, chamando a atenção de Elizabeth Shirlow Muir, brasileira filha de ingleses e casada com Arthur Thomas, gerente da Companhia. Ela sugeriu ao marido usar o nome da canção para batizar uma das cidades da colonizadora.

Joubert de Carvalho visitou Maringá diversas vezes, sendo a mais notável em 1959, quando esteve na cidade para a solenidade de alteração do nome da rua Bandeirantes para rua Joubert de Carvalho, conforme lei promulgada no ano anterior. 

Na imagem de 1915, Joubert tinha 15 anos. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.