Casa primitiva na região de Maringá - 1942

1942

Quem vê Maringá hoje como um polo imobiliário e uma potência econômica na área de arquitetura e construção civil pode não perceber a trajetória urbanística da cidade. 

Antes da atual era de verticalização, Maringá teve seu período de alvenaria, quando foram feitas de tijolo e concreto as construções que antes eram majoritariamente de madeira. 

No entanto, ainda antes do período de alvenaria, especialmente para os colonos menos abastados, as construções eram feitas de taipa, usando a técnica de pau a pique. A taipa é um material vernacular usado na construção civil, à base de barro e cascalho, empregado para erguer paredes. Pau a pique é uma técnica construtiva artesanal com uso de materiais locais, consistindo no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com vigas horizontais, geralmente de bambu, amarradas entre si por cipós. Isso cria um grande painel perfurado que, após ter os vãos preenchidos com barro, transforma-se em parede. A cobertura é geralmente feita  com um telhado de palha, conforme mostrado na imagem. 

A casa em questão, na Gleba Sarandi, pertenceu ao casal pioneiro Alexandre e Isabel e foi fotografada em 1942, em zona rural e. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.