Joubert de Carvalho e esposa - década de 1920

1920


Joubert Gontijo de Carvalho, natural de Uberaba, Triângulo Mineiro, nasceu em 6 de março de 1900. Ele foi um médico e compositor brasileiro, autor de canções como "Maringá" , que deu nome à cidade, e "Taí" (ou "Pra você gostar de mim"), gravada por Carmen Miranda. 

Joubert começou a aprender música aos 9 anos e, aos 12, já compunha. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde impulsionou sua carreira tanto como músico quanto como médico.

Em 1927, Joubert casou-se com Elza Faria, que lhe deu seu único filho, Fernando Antônio. Nesse mesmo ano, ele compôs músicas como  Bigodinho, Boca Pintada, Canarinho, Eu Gosto de Você, Juriti, Mal Aventurado, Nhá Maria, Rio de Janeiro, Rolinha, Sabiá Mimoso, Os Teus Olhos, Traição, As Valentinas e Viva Jaú. 

Na imagem, o compositor e sua esposa aparecem na década de 1920, possivelmente no Rio de Janeiro. Joubert e sua esposa estiveram juntos em Maringá no ano de 1959, quando o músico foi homenageado na cidade. 

É válido  destacar que, além de músico, Joubert é considerado um dos  pioneiros da medicina brasileira, especificamente na área de Medicina Psicossomática. Ele faleceu em 1977, no Rio de Janeiro, vítima de pneumonia. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.