Pioneiro: João de Faria Pioli

1950

João de Faria Pioli chegou em Maringá no final da década de 1950 para administrar a filial das Lojas Prosdócimo, localizada na então rua General Câmara (atual Basílio Sautchuk) esquina com a rua Santos Dumont. 

Como representante e líder local, assumiu a presidência da então Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM), durante a gestão 1966-1968. Pioli não chegou a concluir aquele mandato, pois retornou a Curitiba para tratar da saúde. Acabou falecendo em pouco tempo na capital paranaense. 

Em 1967, por meio do Decreto Estadual n.º 5.494, o Grupo Escolar da Vila Morangueira, localizado na rua Guatemala esquina com a avenida São Domingos, passou a emprestar o nome de João de Faria Pioli. Uma iniciativa de sua primeira diretora, a professora Hena Mascarenhas. 

Tem mais informações sobre esse personagem? Deixe um comentário.

Fonte: Acervo Colégio Estadual João de Faria Pioli / Acervo Maringá Histórica. 



Foram encontrado(s) 3 registros relacionados ao pioneiro João de Faria Pioli

2019

Maringá Histórica na minha escola

Maringá Histórica na minha escola!O Maringá Histórica fará, gratuitamente, 20 (vinte) palestras para escolas públicas e privadas de Maringá ao longo do mês de maio, quando Maringá completará 72 anos.Com o tema "A construção do eldorado em Maringá: mitos e verdades", as palestras serão ministradas pelo pesquisador, gest[...] Leia mais


2012

Lojas Prosdócimo

No início do século XX, João Prosdócimo, de origem italiana, fundou uma empresa de varejo denominada Lojas Prosdócimo, em Curitiba. No fnal dos anos 1940, essa empresa firmou parceria com a fabricante sueca Nymanbolagen AG, a fim de iniciar a produção de bicicletas. Antes disso, a Prosdócimo montava suas bicicletas com[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.