Autoridades na instalação da Comarca de Maringá - 1954

1954


Em 9 de março de 1954 ocorreu o evento para a instalação do Fórum da Comarca de Maringá. O ato se deu com a posse do Juiz de Direito Dr. Zeferino Mozzato Krukoski, que passou a comandar a nova unidade judiciária do Paraná, que ora se instalava, e do Promotor Público, João Paulino Vieira Filho - ambos atendiam, até então, na Comarca de Mandaguari.

Participaram daquele fato significativo, Renato Valente, secretário de Negócios do Interior e Justiça, que representou o governador do Paraná Bento Munhoz da Rocha Neto; os Desembargadores Dr. José Munhoz de Melo, presidente do Tribunal de Justiça do Estado; Dr. Antonio Franco Ferreira da Costa, coordenador do Tribunal de Justiça do Estado. 

O evento ocorrido durante a tarde daquele dia foi presidido pelo Desembargador Dr. Munhoz de Melo, e contou com a execução do Hino Nacional pela Banda Municipal para abrir a solenidade. Antes da posse do Dr. João Paulino e do Dr. Zeferino Mozzato Krukoski, a imagem de Cristo crucificado foi entronizada no Fórum, quando o padre Francisco Foglia oficializou aquele ato litúrgico.

O Fórum foi instalado provisoriamente em um edifício localizado na avenida Brasil quase esquina com a avenida São Paulo, na época intitulado SINAP. A Associação dos Advogados de Maringá, precursora da OAB Subseção Maringá, ofereceu jantar em homenagem aos empossados e aos magistrados que visitavam a cidade no Restaurante Lord Lovat, de propriedade do alemão Herbert Mayer

A imagem mostra algumas autoridades da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná que participaram daquele jantar. Da esquerda para a direita aparece Silvia Nyffeler, Hermann Moraes Barros, Alfredo Werner Nyffeler e Gastão de Mesquita Filho. 

Fonte: Revista A Pioneira - Novembro e Dezembro de 1954 / Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.