Irmãos Vidigal no aeroporto - 1956

1956


Registro de Cássio da Costa Vidigal (à direita) abraçando o seu irmão, Alcides da Costa Vidigal, na pista do aeroporto de Maringá. A imagem foi feita em 22 de setembro de 1956.

Alcides veio à cidade para participar da inauguração do Grande Hotel Maringá, empreendimento viabilizado e estruturado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que era presidida por seu irmão, Cássio. Na oportunidade, a colonizadora fretou diversos aviões para viabilizar a presença de autoridades de todo o país para aquela solenidade. 

Nascido em São Paulo no dia 1º de agosto de 1895, Alcides da Costa Vidigal se formou em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo no Largo de São Francisco. Foi presidente por três mandatos do Instituto dos Advogados de São Paulo, deputado federal, presidente da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, bem como diretor do Banco de São Paulo e do Banco Paulistano. Foi cotado para assumir o Ministério da Fazenda, mas não aceitou o convite em solidariedade ao seu antecessor, José Maria Whitaker.

Atuou na COSIPA (Companhia Siderúrgica Paulista), fundada por Plinio de Queiroz e vários outros sócios do Instituto de Engenharia. Em 1956, desejando fazer a COSIPA funcionar, o então governador Jânio Quadros promoveu o seu substancial aumento de capital, assumindo o seu controle. Foi quando Alcides assumiu a sua presidência. Ao longo de sua curta gestão, promoveu a aquisição dos equipamentos necessários para o início do funcionamento da companhia, mas não teve tempo de presenciar o desempenho de suas atividades porque faleceu antes disso. A COSIPA entrou em operação em 1960.

Alcides da Costa Vidigal morreu em 19 de dezembro de 1958, aos 63 anos. 

Fonte: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.