Fazenda São Sebastião - 1946

1946


O café foi a maior commodity brasileira durante um século. O chamado “ouro verde” foi responsável pelo PIB - Produto Interno Bruto da economia brasileira, oferecendo sustento aos produtores e gerando riqueza para todos os brasileiros. 

Ao contrário de outras culturas, que empregam mão de obra apenas no plantio e na colheita, o café necessita de mão de obra durante todo o ano, gerando empregos diretos e indiretos, com estabilidade. Isso ocorre porque, além da colheita, o café precisa ser secado, armazenado, ensacado e sua venda não precisa ser imediata. 

Na imagem, vemos um terreiro, onde o café, após colhido, era secado para perder a polpa do fruto, restando apenas o grão. O café é espalhado com mais ou menos dois centímetros de altura e, regularmente, precisa ser revolvido com rodos especiais para não danificar o grão. A secagem é um processo que pode durar de 14 a 30 dias.

A foto foi tirada em 1946, na Fazenda São Sebastião, de propriedade de Francisco Teixeira. Na imagem, pode-se ver também um padre capuchinho, de hábito escuro e barba longa. Os capuchinhos foram os primeiros padres católicos a atuarem na região de Maringá, quando esta área pertencia à paróquia de Jacarezinho, antes da criação da Diocese e da chegada do Bispo Dom Jaime Luiz Coelho. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.