1º Festival do Cinema Nacional de Maringá - 1958

1958

Um dos maiores acontecimentos ao longo dos anos 1950, sem dúvidas, foi o Festival do Cinema Nacional de Maringá, ocorrido entre os dias 3 e 10 de maio de 1958. O evento também foi divulgado como Festival Cinematográfico de Maringá e Festival de Cinema de Maringá. 

Com o empenho de Renato Celidônio e do então prefeito Américo Dias Ferraz, a cidade recebeu os maiores nomes do cinema brasileiro durante aquela semana que ficou marcada em sua história. Participaram das festividades: os diretores: Osvaldo Sampaio e Carlos Alberto; os atores e atrizes: Mario Fernandes Pacheco, Lima Durval, Flora Geni, Eva Wilma, Verah Sampaio, Odete Lara, Ana Maria Nabuco, John Herbert, Alberto Ruschel, Mário Sergio, entre outros. 

Recepções, almoços e jantares ocorreram no Grande Hotel Maringá, onde essa constelação de estrelas ficou hospedada. 

Uma passarela foi montada no Cine Maringá para a entrada dos diretores, atrizes, atores e autoridades responsáveis por apoiar aquele evento. Muitas homenagens e reconhecimentos foram feitos aos nomes do cinema nacional, quando o "Troféu Café" foi entregue. Ainda, uma placa em bronze alusiva ao acontecimento foi descerrada no hall deste cinema. 

Ao longo dos dias diversos dos filmes, onde esses personagens atuaram, foram veiculados em vários cinemas da cidade. 

No encerramento do 1º Festival do Cinema Nacional de Maringá, todos os convidados subiram ao palco do Cine Maringá para se despedir do público que os retribuiu como uma calorosa salva de palmas.


Fonte: Acervo Maringá Histórica / Museu Unicesumar. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.