1994
Nascido no ano de 1926 na cidade de Kafair, no Líbano, id Kamel El Ghoz chegou ao Brasil em 1952, no porto de Santos, no estado de São Paulo. O jovem de 26 anos não falava português e enfrentou as dificuldades da imigração nos primeiros anos. Em 1955, ouviu falar de uma cidade nova no interior do Paraná que crescia cheia de oportunidades e com ampla presença de pessoas de todo o mundo. Então, decidiu-se mudar para Maringá.
Cheio de sonhos, Eid, inclusive, trabalhou como servente de pedreiro até conseguir, em 1962, abrir uma pequena lanchonete dentro da Rodoviária Municipal, então chamada Bar e Lanchonete Monte Líbano. Lá empregou os macetes aprendidos com a mãe para servir a intrincada culinária árabe. O negócio cresceu e, em 1978, foi transferido para a então avenida Anchieta (hoje, São Paulo), em frente ao Parque do Ingá, onde funciona até os dias atuais.
Eid dirigiu o restaurante até ao ano de 1992, quando aposentou-se e transferiu a administração aos seus filhos, Eidmar e Eid Junior.
Em 1994, Eid Kamel El Ghoz recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Benemérito. Na imagem aparece o homenageado segurando o certificado de sua titulação.
Eid faleceu dia 5 de dezembro de 2012, aos 86 anos, de pneumonia, em Maringá. Deixou saudades à viúva Maria de Lourdes Boreli Ghoz, seus 4 filhos, 9 netos e uma bisneta. A segunda imagem foi publicada no site da Gazeta do Povo, como homenagem, no ano do seu falecimento.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Câmara Municipal de Maringá / Gazeta do Povo - Online (2012).
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.