Eid Kamel El Ghoz - 1994

1994

Nascido no ano de 1926 na cidade de Kafair, no Líbano, id Kamel El Ghoz chegou ao Brasil em 1952, no porto de Santos, no estado de São Paulo. O jovem de 26 anos não falava português e enfrentou as dificuldades da imigração nos primeiros anos. Em 1955, ouviu falar de uma cidade nova no interior do Paraná que crescia cheia de oportunidades e com ampla presença de pessoas de todo o mundo. Então, decidiu-se mudar para Maringá. 

Cheio de sonhos, Eid, inclusive, trabalhou como servente de pedreiro até conseguir, em 1962, abrir uma pequena lanchonete dentro da Rodoviária Municipal, então chamada Bar e Lanchonete Monte Líbano. Lá empregou os macetes aprendidos com a mãe para servir a intrincada culinária árabe. O negócio cresceu e, em 1978, foi transferido para a então avenida Anchieta (hoje, São Paulo), em frente ao Parque do Ingá, onde funciona até os dias atuais. 

Eid dirigiu o restaurante até ao ano de 1992, quando aposentou-se e transferiu a administração aos seus filhos, Eidmar e Eid Junior. 

Em 1994, Eid Kamel El Ghoz recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Benemérito. Na imagem aparece o homenageado segurando o certificado de sua titulação. 

Eid faleceu dia 5 de dezembro de 2012, aos 86 anos, de pneumonia, em Maringá. Deixou  saudades à viúva Maria de Lourdes Boreli Ghoz,  seus 4 filhos, 9 netos e uma bisneta. A segunda imagem foi publicada no site da Gazeta do Povo, como homenagem, no ano do seu falecimento. 


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Câmara Municipal de Maringá / Gazeta do Povo - Online (2012).


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.