1º escritório da CTNP no "Maringá Novo"

1947

Em 1945, a então Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) anunciava que o projeto urbanístico de Maringá privilegiaria a região mais à leste da cidade, em área mais plana. Local que, pouco tempo depois, viria a ficar conhecido como "Maringá Novo". O núcleo urbano primário, "Maringá Velho", seria deixado sob segundo plano. 

No início de 1947, com vistas de iniciar as vendas de lotes na nova área - já em fase de implantação a partir do projeto do urbanista Jorge de Macedo Vieira -, a CTNP construiu seu primeiro escritório no "Maringá Novo". Localizado na Avenida Brasil, ao lado da atual Praça Raposo Tavares (hoje, Centro Comercial), a ideia era que este prédio pudesse concentrar todas as operações da empresa, facilitando a locomoção de seus diretores, afinal, as residências deles (Bruder, Nyffeller, etc.) estavam localizadas aos fundos deste escritório. 

1º escritório da Companhia de Terras Norte do Paraná em Maringá, no final da década de 1940.

Contudo, a movimentação financeira e de investidores superou as expectativas. Em 1950, a Companhia transferiu as instalações para uma unidade mais ampla, que passaria a ocupar quase um quarteirão na Avenida Duque de Caxias esquina com a então Rua Bandeirantes (atual Joubert de Carvalho) - espaço que entrou para o imaginário da população e que foi tombado como patrimônio histórico do Município, em 2004.

Fonte: Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.