Estandarte do Ginásio Santa Cruz em desfile cívico - 1958

1958

O Ginásio Santa Cruz foi uma das primeiras escolas particulares a atuar em território maringaense, junto com o Colégio Marista. Antes delas, a educação ficava a cargo dos grupos escolares espalhados em zonas rurais, geralmente para atender aos filhos de colonos nas fazendas de café. 

O Colégio Santa Cruz, que nasceu como Ginásio Santa Cruz, foi fundado em 1953 e desde o início foi administrado pelas irmãs Carmelitas, pertencentes à Ordem do Carmo, iniciada no século XIX com a aparição de Maria, mãe de Jesus, no Monte Carmelo em Israel. 

Os alunos do Santa Cruz eram facilmente distinguíveis pelo uniforme requintado de camisa branca e gravata. Na imagem do desfile cívico em comemoração à independência, em setembro de 1958, vemos à frente uma jovem descendente de japoneses, guiando duas colegas mais velhas que seguram o estandarte do educandário. 

No fundo da imagem, em frente à fachada do Banco Sul Americano do Brasil, podemos ver uma placa da campanha  para deputado estadual feita por  Néo Alves Martins, eleito naquele pleito,. O deputado Neo Martins, primeiro a ser eleito por Maringá ao lado de Haroldo Leon Peres, faleceu no início do seu mandato. Como homenagem, seu nome foi dado ao antigo logradouro onde trabalhava, na rua Aquidaban. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.