Colônia espanhola no aniversário de Maringá - 1958

1958

Segundo Parellada (2009), a presença espanhola em território paranaense data de 1552, numa época em que o Paraná ainda não existia, pois só seria emancipado em 1853. O território que hoje é o Paraná pertencia, quase por completo, à Espanha, protegido pelo Tratado de Tordesilhas, celebrado entre Portugal e Espanha em 1494. 

Depois da expansão para o Oeste, para além das demarcações do citado Tratado, o Paraná seria estendido até a fronteira com o Paraguai e ganharia, na virada do século XX, diversas novas cidades, entre elas, Maringá.

Nas ondas migratórias vindas da Europa pós-guerra, após o desembarque no Brasil foram muitos os que escolheram o norte paranaense como destino. Maringá recebeu, notoriamente, muitos imigrantes vindos da Itália e do Japão, mas também recebeu  da Espanha. 

A imagem mostra o desfile de 10 de maio de 1958, comemorando o  11º aniversário da Cidade Menina. 

A foto mostra membros da comunidade espanhola trajando roupas típicas bem elaboradas e tocando música para acompanhar a performance, executada em cima de um carro. Ao fundo, vê-se uma pintura alegórica à monarquia espanhola, que caminha com um leão, símbolo nacional. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / PARELLADA, Claudia Inês. “O Paraná espanhol: cidades e missões jesuíticas no Guairá”. In: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (org). Missões: conquistando almas e territórios. Curitiba: Imprensa Oficial, 2009. p.59-80. / MARTIN, Bruno M. L.. “Villa Rica Del Espiritu Santo: entre o projeto de construção de uma usina hidrelétrica e a defesa do bem cultural”. 2013.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.