Reconhecimento da UEM - 1976

1976

Em 1968, o poder público municipal constituiu a Comissão de Planejamento da Universidade de Maringá, que elaborou um anteprojeto de lei para ser encaminhado ao governador. No início de 1969, o prefeito Adriano José Valente instituiu o Grupo de Trabalho para a Instalação da Universidade de Maringá. Mediante a campanha da comunidade e as tratativas entre os poderes públicos municipal e estadual, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) viria a ser criada em novembro daquele ano.

De acordo com as palavras do professor Flávio Pasquinelli, presidente daquele Grupo de Trabalho, "havia ocorrido um milagre em pouco mais de duas décadas da história da cidade. De uma paisagem de filmes do velho oeste dos Estados Unidos, Maringá havia se convertido em um desenvolvido centro urbano, justificando a implantação de uma universidade."   

Por meio de um decreto, em maio de 1976 o Governo Federal reconheceu a instituição que, em julho de 1991 se tornaria autarquia pela Lei Estadual n.º 9.663. 

As imagens mostram a comemoração de dirigentes, acadêmicos e autoridades em função daquele reconhecimento conquistado pela mais importante instituição da cidade junto ao Governo Federal. 

Fonte: Acervo UEM / Contribuição de Antonio Carlos Locatelli / Acervo Maringá Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.