Avenida Brasil - 1947

1947


Registro feito do alto de algum estabelecimento comercial do núcleo inicial da cidade. No verso da imagem consta a data de 9 de julho de 1947. 

Com olhar atento, é possível interpretar o cotidiano dos maringaenses daquele período: inexistência de calçadas; uma única via traçada ao centro - trata-se da avenida Brasil; às margens desta, que era considerada a principal via comercial, uma grande quantidade de empreendimentos surgem dia após dia; além da circulação de carroças e charretes, alguns carros e caminhões também aparecem para dar suporte ao transporte de pessoas e cargas; ao fundo ficava o "fim da picada", onde apenas uma precária estrada conectava a cidade a outras regiões. 

Se a foto foi mesma feita na data registrada, a Companhia de Terras Norte do Paraná já havia passado a dedicar suas atenções à região mais plana do território, onde novo projeto urbano tinha sido inaugurado em maio daquele mesmo ano. 

Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.