Chácaras e demais construções na Zona 8 - Década de 1960

1960


Feito ao longo dos anos 1960, o registro mostra a Zona 8, às margens da avenida Dr. Gastão Vidigal e do aeroporto, de mesmo nome. 

Na base da imagem vemos a bela chácara do casal Penha e Carlos Bueno Netto, este último filho do proprietário do Cine Maringá, Odwaldo Bueno Netto. Segundo relatados, era uma propriedade repleta de pomares, além de uma quadra de tênis. 

À esquerda, no centro da foto, aparece o Lar dos Velhinhos de Maringá, localizado na atual rua Ponta Grossa, nº 70. A história dessa instituição teve início por incentivo do madeireiro Vanor Henriques, membro do Rotary Club. A comunidade necessitava por um local para o atendimento de idosos abandonados e sem famílias.

Em 1961, com a participação de residentes do entorno, foi iniciada a construção da primeira ala da obra, concluída dois anos depois. 

No ano de 1965, o presidente do Rotary Club, Willian Castelleins, gerente da Hermes Macedo, sob orientação de Dom Jaime Luiz Coelho, entrou em contato com a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC) e as convidou para assumirem o Lar dos Velhinhos de Maringá. Em 8 de maio de 1966, sua estrutura foi inaugurada e doada à essa congregação como Instituição de Longa Permanência para Idosos(as).

Fonte: Museu Bacia do Paraná / Acervo Lar dos Velhinhos de Maringá / Contribuições de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.