Philemon de Assis e Ronaldo Botelho - Década de 1970

1970


O então vereador emedebista (1973-1977) Philemon de Assis Vieira, à direita, aparece junto de Ronaldo Botelho, que havia ocupado na cidade os cargos de promotor de Justiça e de professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O registro é da década de 1970.

Segundo matéria da época, culto e de formação humanista, Botelho foi considerado um dos melhores promotores que haviam passado pelo Fórum da Comarca de Maringá. O mesmo se dizia sobre sua atuação na UEM. Na sua juventude foi líder estudantil, tendo sido presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas, da faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, e, posteriormente, presidente da União Paranaense de Estudantes. 

Formado em direito pela Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Botelho fez carreira no MP-PR, onde atuou de 1966 a 1992. Foi diretor-geral da Casa Civil no governo Jayme Canet Júnior, chefe da Casa Civil e Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, no governo Mário Pereira. Lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e na Escola de Magistratura do Paraná. Foi membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Conselho Penitenciário do Estado e da Associação Brasileira de Professores de Ciências Penais (ABPCP). Foi membro designado pela OAB Paraná na Comissão de Segurança Pública e membro da Comissão Revisora do Exame de Ordem.

Ronaldo Antonio Botelho faleceu aos 71 anos, em 2011.

Fontes: Acervo Família Planas / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.