Vereador Egídio Assmann - 1972

1972

Egídio Assmann nasceu na cidade gaúcha de Erechim, no dia 30 de maio de 1935, filho de João e Letícia Assmann. Cursou o primário na cidade de Luzerna - SC e o ginasial no Colégio Rio Branco em São Paulo. Formou-se na Escola Técnica Comercial de São Paulo e em direito no município de Itapetininga. 

Casou-se em Maringá, onde passou a residir em 1957. Egídio já conhecia Maringá,  havia passado cerca de três meses na Cidade Menina no ano de 1953. Teve três filhos, todos maringaenses. 

Fundou e presidiu o Clube de Caça e Pesca de Maringá. Sua principal atividade econômica era o comércio, exercendo também negócios na área agropecuária. 

Elegeu-se vereador com 888 votos pelo MDB na quarta legislatura de Maringá (1969-1972). Tentou ser prefeito e chegou a ser o segundo mais votado no pleito de 1972. Egídio era o candidato alternativo e propôs que era a "zebra" daquelas eleições. Então, aproveitou-se da popularidade da Loteria Esportiva e saiu com o slogan "Vai dar zebra. Sim, vai dar Egídio". Em dado momento, no frisson de sua campanha, pintaram um burro com listras pretas e brancas para uma passeata. O animal acabou intoxicado com as tintas e morreu. 

Egídio faleceu aos 51 anos, em 17 de fevereiro de 1987, e está sepultado em Maringá. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.