Momentos do Festival do Cinema Nacional em Maringá - 1958

1958



Raro registro da cobertura de um dos acontecimentos mais importantes do campo cultural de Maringá. Trata-se do Festival do Cinema Nacional, realizado entre os dias 3 e 10 de maio de 1958, por meio do empenho do então prefeito Américo Dias Ferraz e de Renato Celidônio. 

Nos destaques acima é possível ver algumas musas do cinema nacional da década de 1950: Eva Wilma, Carmen Moreira, Odete Lara, entre outras. 

Um semanário sobre cinema daquele período, chamado Cine Repórter, trouxe o texto de Mario Sérgio da Gazeta do Norte, sobre alguns dias antes do acontecimento:

"Maringá, aquela fabulosa cidade do Norte do Paraná que bem carateriza o espírito desbravador do povo brasileiro, será a pioneira dentre as cidades do interior do Brasil a prestigiar o cinema nacional. Instituída por Lei Municipal uma taxa mínima sobre o preço dos ingressos de cinema, o que reverterá em benefício para o nosso cinema. É o que já se faz em São Paulo e o que já se está para fazer em Curitiba. [...].

[...]

Tenho a certeza do sucesso deste festival, não só pelo que poderemos apresentar, mas pelo que Maringá oferece de beleza, de capacidade empreendedora e de sua enorme hospitalidade."

Fonte: Acervo Última Hora - Governo do Estado de S. Paulo / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.