Fuganti – uma história de empreendedorismo

1950

Com texto de Marco Antonio Deprá

Maringá é uma cidade jovem, que nasceu durante o Ciclo do Café no Norte do Paraná atraindo pessoas e empresas e se tornando polo de uma vasta região.

Uma dessas empresas foi a Irmãos Fuganti S/A, já estabelecida no país desde o Século 19, que aportou em Maringá no início da década de 1950, atuou por mais de 35 anos na Cidade–Canção e certamente está na memória de muitos maringaenses.

O Início

A Casa Fuganti foi fundada pelo italiano Cesare Fuganti em 20/05/1890 em São Sebastião, localidade do município de Santa Maria (RS). O estabelecimento operava no ramo de couro e calçados e tinha entre seus clientes famílias italianas estabelecidas na 4ª Colônia de Imigração Italiana, sediada em Silveira Martins (RS). Cesare Fuganti havia aportado no Brasil em 12/02/1878, com 11 anos de idade. Veio com a mãe, os irmãos e órfão do pai, que havia falecido durante a viagem de travessia do Atlântico.


Imagem 1 – Google Earth – Região de Santa Maria (RS): A Casa Fuganti foi fundada em São Sebastião, vilarejo situado na margem da Ferrovia Porto Alegre – Uruguaiana, traçada em branco no mapa. A Casa Fuganti tinha como clientes centenas de famílias moradoras da 4ª Colônia de Imigração Italiana, sediada em Silveira Martins (RS).

Imagem 2 – Cesare Fuganti
Fundador da Casa Fuganti

Em 1912, Júlio Bertin Fuganti, filho de Cesare Fuganti e da descendente de dinamarqueses Albertina Berthen (aportuguesado para Bertin), foi admitido na empresa, aos 21 anos de idade. A razão social da empresa foi então alterada para Cesar Fuganti & Filho e além de couro e calçados, já comercializava tecidos, armarinhos e secos & molhados.

Em 1918, no início da colonização das terras do Vale do Rio do Peixe, no oeste catarinense, para onde afluíram famílias da 4ª Colônia de Imigração Italiana de Santa Maria (RS), a empresa fundou sua primeira filial, em Bom Retiro, atual Luzerna (SC). Foi então que os filhos Jorge Bertin Fuganti e Oscar Bertin Fuganti, também começaram a trabalhar na empresa. Nessa época foi inaugurada a filial de Capinzal (SC), gerenciada pelo filho Jorge.

Em 1919, a empresa fundou sua filial de São Paulo (SP), unidade comercial, atacadista, importadora e exportadora que mantinha armazéns nas regiões da Barra Funda, Perdizes e Campos Elíseos, na capital paulista, próximos às linhas férreas da Sorocabana e da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. A princípio, a filial foi administrada pelo filho mais velho Julio Bertin Fuganti. A filial de São Paulo comprava mercadorias manufaturadas para abastecer suas filiais e intermediava a venda de produtos agropecuários produzidos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A empresa adquiria principalmente cereais, alfafa e suínos nas regiões onde atuava e enviava para São Paulo através da Ferrovia São Paulo – Rio Grande, onde tais produtos agropecuários eram comercializados. A venda de suínos também era feita ao grupo Matarazzo, que havia construído um frigorífico em Jaguariaíva (PR), às margens da ferrovia São Paulo – Rio Grande. Vale citar que Cesare Fuganti era amigo do Conde Francesco Matarazzo, um dos empresários mais ricos e influentes do país naquela época.

Em 1926, a empresa fechou a unidade de São Sebastião, em Santa Maria (RS) e transferiu sua matriz para a cidade de Bom Retiro, atual Luzerna (SC). Em seguida fundou filiais nas cidades catarinenses de Pinheiro Preto e Cruzeiro, atual Joaçaba. Também fundou filiais em Regente Feijó e Presidente Prudente, no oeste paulista, região que estava começando a ser colonizada com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana. A razão social da empresa foi alterada para C. Fuganti & Cia. Nesta época a empresa comercializava alfafa, feijão, milho, trigo, suínos, banha, erva-mate, cera, mel, manteiga, lã, crina de cavalo, vinho, secos & molhados, tecidos, armarinhos, ferragens, louças, querosene e gasolina, entre outros produtos, tanto no atacado como no varejo.


Imagem 3 – Google Earth: Em 1926, a sede da empresa dos Fuganti foi transferida de São Sebastião, em Santa Maria (RS), para Bom Retiro, atual Luzerna (SC), cidade que ficava às margens da Ferrovia São Paulo – Rio Grande, traçada em branco, o que facilitava o transporte de mercadorias para a capital paulista, que naquela época crescia vertiginosamente e demandava produtos agropecuários produzidos na região de atuação da empresa.


Em 1934, a C. Fuganti & Cia e a empresa Atílio Fontana & Irmão se associaram criando a empresa Fuganti, Fontana & Cia. Ltda.. Neste contexto foram fundadas as filiais catarinenses em Perdizes, atual Videira, e Água Doce. Também foram fundadas as filias em Santa Cruz do Rio Pardo e Assis, no oeste paulista.


Imagem 4 – Google Earth: Unidades da empresa no Vale do Rio do Peixe, tributário do Rio Uruguai.

Com o promissor início da colonização do Norte do Paraná pela Companhia de Terras Norte do Paraná - CTNP e com a inauguração da Estação Ferroviária de Londrina (PR) em 28/07/1935, a empresa Fuganti, Fontana & Cia. Ltda. decidiu investir na região, inaugurando naquele ano sua filial em Londrina, com o nome fantasia de Casas Catharinenses. Foi a primeira unidade da empresa no Estado do Paraná. Londrina foi a primeira cidade fundada pela CTNP, empresa que colonizaria uma vasta área do Norte do Paraná entre as décadas de 1930 a 1960.


Imagem 5 – Casas Catharinenses, em Londrina. Reprodução do quadro a óleo de autoria do artista plástico Edgar Werner Osterroht – 1936.

Em 1940, a sociedade entre os Fuganti e os Fontana foi desfeita, ocasião em que os ativos da empresa foram divididos. Os Fontana ficaram com as filiais de Santa Catarina e passaram a atuar no ramo agroindustrial criando em 07/06/1944 a empresa Sociedade Anônima Indústria e Comércio Concórdia, que ficaria nacionalmente conhecida como Sadia. Os Fuganti focaram sua atuação no Paraná e em São Paulo e alteraram a razão social para Irmãos Fuganti Ltda., com a participação dos três irmãos, únicos filhos homens vivos de Cesare: Julio, Jorge e Oscar. Nesta ocasião Cesare Fuganti afastou-se dos negócios e transferiu residência para Londrina.


Júlio Bertin Fuganti

Jorge Bertin Fuganti
Oscar Bertin Fuganti

Em 17/09/1946, com a entrada da terceira geração dos Fuganti (Alberto, Mário, Odilon, Oscar Junior, Aroldo e Hélio), a empresa se reorganizou sob a forma de sociedade anônima, tendo a sua razão social modificada para Irmãos Fuganti S/A. Nesta época a empresa denominava-se a maior organização do Norte do Paraná, com matriz em Londrina e filiais em Apucarana, Sertanópolis e Santa Mariana, além de unidades no Estado de São Paulo: Assis, Pau D´Alho (atual Ibirarema), Santa Cruz do Rio Pardo e na capital paulista.


Imagem 9 – Google Earth – Unidades da empresa na segunda metade da década de 1940. As ferrovias, em branco, proporcionaram a expansão da empresa no oeste paulista e Norte do Paraná.

Em 01/03/1948, a sede da empresa Irmãos Fuganti S/A – Comércio, Exportação e Importação já havia sido transferida para a Rua Lopes Chaves, nº 261, em São Paulo (SP). Júlio era o Diretor Comercial, Jorge o Diretor Presidente e Oscar o Diretor Tesoureiro, todos residentes na capital paulista.

Em 15/12/1948, os Fuganti constituíram a Companhia Agrícola e Pecuária Irmãos Fuganti, que adquiriu uma vasta área de 2.214 alqueires paulistas, localizada às margens do Rio Bandeirantes do Norte e do Córrego Bálsamo, entre as atuais cidades paranaenses de Colorado e Nossa Senhora das Graças, onde implantaram a Fazenda Três Irmãos. Nesta propriedade havia criação de gado das raças Charolês, Nelore e Holandesa; criação de cavalos da raça Persa e de jumentos da raça Ítala; criação de ovelhas da raça Ramney March e de suínos; pomares, laranjais, serraria e usina elétrica. Também implantaram um aviário denominado Granja Colorado, para produção de ovos e carne com aves das raças Leghorn e New Hampshire. Em 1978, nesta propriedade foi instalada a Usina Alto Alegre, da Família Junqueira Figueiredo.

Depois, a empresa constituiu a Companhia Agrícola São Luiz Rey, responsável pela abertura da Fazenda São Luiz Rey, situada entre as atuais cidades paranaenses de Goioerê e Formosa do Oeste, com pomares; cafezais; plantação de milho; criação de gado Nelore, Aberdeen, Charolês e Gir.  


Imagem 10 – Google Earth – Fazendas do Grupo Fuganti: Fazenda Três Irmãos, na margem direita do Rio Bandeirantes do Norte, tributário do Rio Pirapó; e Fazenda São Luiz Rey, no vale do Rio Piquiri, no oeste paranaense.

Cesare Fuganti faleceu em Londrina no dia 30/11/1949, aos 82 anos de idade. Seu corpo foi transportado de avião até o Aeroporto de Congonhas e foi sepultado no Cemitério São Paulo, na capital paulista. A empresa que fundou em 1890 havia completado 59 de existência e 90% de seu negócio estava focado no Norte do Paraná, nova fronteira brasileira de colonização. A empresa comercializava produtos no atacado e varejo. Vendia tecidos, confecções, armarinhos, calçados, chapéus, bolsas, perfumarias, enxovais, móveis, refrigeradores, máquinas de costura, máquinas de lavar, liquidificadores, moedores, paneleiros, ferragens, máquinas, bombas hidráulicas e elétricas, materiais para construção, materiais elétricos e hidráulicos, tintas, lustres, cristais, produtos para decoração, cortinas, tapeçarias, louças, vidros, porcelanas, baixelas, talheres, faqueiros, jóias, relógios, brinquedos, artigos para caça e pesca, armas e munições, ferramentas, materiais de uso agrícola, produtos químicos, produtos alimentícios, bebidas, produtos nacionais e importados como vinhos, licores, brandys, wiskies, champagnes, caviar, anchovas, sardinhas, compotas, geleias, entre outros produtos.

Em 1952, a empresa constituiu uma firma autônoma sob a denominação de Comissária de Despachos Irmãos Fuganti, com sede em Santos (SP), para fazer as operações de importação e exportação e um escritório próprio no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, a fim de melhor atender aos negócios e interesses da firma junto aos ministérios e autoridades federais.

A chegada em Maringá

Em 1953, a Irmãos Fuganti S/A. se instalou em Maringá, quando os trilhos da ferrovia já estavam sendo assentados na cidade. A estação ferroviária seria inaugurada oficialmente no início do ano seguinte, em 31/01/1954.

Em Maringá, a empresa adquiriu o lote nº 23, da quadra nº 8, da Zona 1, na Avenida São Paulo, quase na esquina com a Avenida Brasil. No terreno de 560 m² foi construído um barracão em alvenaria com 554,90 m². Ali foi instalada a secção de Atacado que estocava os produtos que seriam comercializados em Maringá e na região noroeste do Paraná, através de uma frota de caminhões e representantes comerciais próprios. 


Imagem 11 – Cruzamento das avenidas Brasil e São Paulo em Maringá, tirada no sentido bairro-centro em meados da década de 1950. À direita da imagem vê-se parte do armazém da secção de Atacado da Irmãos Fuganti S/A. Fonte: Gerência do Patrimônio Histórico de Maringá.

Imagem 12 – Fachada do barracão que abrigou a secção de Atacado da Fuganti desde 1953 (sem data).

A Irmãos Fuganti S/A passou a fazer parte da Associação Comercial e Industrial de Maringá – ACIM em 14/07/1955.

Em 16/09/1955 foi fundada em Londrina a Fuganti – Distribuidora de Gás S/A, que depois teria sua razão social alterada para Plenogás Fuganti.


Imagem 13 – Logomarca da Plenogás Fuganti S/A. 
Cada família consumidora dos botijões de gás da empresa tinha pregada na fachada de sua casa uma pequena placa metálica branca com a logomarca da empresa em vermelho. O lema de empresa era “A chama permanente do progresso”.

Em 12/05/1956, foi aprovado o projeto de construção do prédio das Casas Fuganti em Maringá. O edifício em alvenaria foi projetado para ter 1.241,05 m² de área construída e seria implantado nos lotes nº 12 e 13, da quadra nº 41, da Zona 1, bem na esquina das avenidas Brasil e São Paulo. O terreno tinha área total de 1.113,00 m². O prédio iria abrigar a loja, o depósito e uma área para instalar os escritórios da empresa na sobreloja, mas que depois foi transformada em um apartamento residencial.

A filial das Casas Fuganti foi inaugurada em 01/09/1959 e comercializava produtos de secos & molhados, ferragens, máquinas e equipamentos, materiais elétricos e hidráulicos, armamentos e munições, lustres, materiais para construção, tintas, motores, bombas, artigos sanitários, artigos domésticos, fogões, geladeiras e móveis.

Imagem 14 – Filial de Maringá das Casas Fuganti, situada na esquina das avenidas Brasil e São Paulo – Reprodução do quadro em acrílico de autoria do artista plástico José Luiz Bianchini de Freitas de novembro/2009.

Em 20/12/1960, a empresa registrou em cartório a aquisição dos lotes nº 21 e 22, da quadra nº 8, da Zona 1. Com área de 1.120 m², o terreno era localizado bem ao lado do prédio da secção de Atacado da empresa, na Avenida São Paulo.  Em 06/08/1962, foi aprovado o projeto de construção neste terreno de um amplo edifício com dois pavimentos, em alvenaria, que em breve iria abrigar a unidade maringaense dos Supermercados Fuganti.

Já prevendo a ampliação de seus negócios em Maringá, a empresa adquiriu em 17/07/1962 o lote nº 4, da quadra nº I-1, da Zona Industrial, com área de 8.000 m².  Em 25/05/1963 adquiriu o lote vizinho, de nº 5, com área de 6.000 m². Situados na então Avenida das Indústrias, atual Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, tinham área total de 14.000 m² onde seriam construídos barracões de alvenaria para servir como depósitos da empresa e uma casa residencial para abrigar a família do gerente desse setor.

Imagem 15 – Google Earth – Em amarelo o terreno adquirido pela empresa Irmãos Fuganti S/A para abrigar os depósitos da empresa em Maringá - Lotes nº 4 e 5, da quadra I-1 da Zona Industrial, situados na Avenida Indústrias, atual Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, com área total de 14.000 m².

Imagem 16 – Vista aérea da Zona Industrial de Maringá – 1972: o retângulo vermelho mostra a área adquirida pela empresa Irmãos Fuganti S/A na então Avenida das Indústrias. Em verde a área da Serraria Werneck. À esquerda os silos da Sanbra. Fonte: Gerência do Patrimônio Histórico de Maringá.

Em 1962 foi inaugurado no centro de Londrina o Edifício Comendador Julio Fuganti, edifício comercial de 12 pavimentos empreendido pela Imobiliária e Construtora Fuganti e construído a partir de 1959 pela Construtora Veronezi. O edifício passou a abrigar, no pavimento térreo, a loja da Utilar Fuganti e nos pavimentos superiores os escritórios das empresas do Grupo Fuganti: Rodobras, Plenolar, Plenogás, além de empresas públicas e privadas e consultórios médicos e odontológicos de particulares.

No início da década de 1960, a família Fuganti havia constituído a empresa Plenolar Fuganti, para comercializar eletrodomésticos (televisores, rádios, refrigeradores, máquinas de lavar, liquidificadores, moedores, batedeiras, ferro elétrico, enceradeiras), fogões, móveis, tapetes, paneleiros, máquinas de costura, bicicletas. Em 15/04/1966 a empresa já contava com 19 lojas espalhadas por todo o Estado do Paraná e inaugurava naquele dia a sua primeira loja em Curitiba, capital do Estado. Estava presentes nas principais cidades do Norte do Paraná: Londrina, Maringá, Rolândia, Arapongas e Apucarana.

Imagem 17 – Brasão da Fuganti estampado na capa da revista comemorativa aos 75 anos da fundação da empresa, editada em 1965.

Em 1965, ao completar 75 anos de fundação, o Grupo Fuganti adquiriu em Londrina a Rotec S/A, empresa especializada no ramo de autopeças e concessionária das marcas FNM (caminhões) e DKW (automóveis).

Em 22/05/1966 foi inaugurada a filial maringaense dos Supermercados Fuganti, primeiro estabelecimento do gênero em Maringá. O prédio com área de  1.185,10 m² foi construído sobre os lotes nº 21 e 22, da quadra nº 8, da Zona 1 e abrigava também os escritórios da empresa e a loja da Utilar Fuganti, que comercializava móveis, eletrodomésticos e utilidades para o lar.

Imagem 18 – Supermercados e Utilar Fuganti na Avenida São Paulo, em Maringá – 1966. No lado esquerdo da imagem aparece parte do armazém da secção de Atacado.

Imagem 19 – Google Earth – Região central de Maringá: Em amarelo, o primeiro lote adquirido pela Fuganti em Maringá, onde foi instalada a secção de Atacado. Em azul os dois terrenos onde foi construído o prédio que abrigou a filial das Casas Fuganti. Em verde, os dois terrenos onde foi construído o prédio que abrigou o escritório da empresa e as filiais dos Supermercados e Utilar Fuganti.

Em 05/11/1966, a Câmara Municipal de Londrina outorgou o título de Cidadão Honorário ao Comendador Júlio Bertin Fuganti, através de Lei nº 1.138/1966. A honraria foi entregue em 08/11/1966.

Em 05/04/1967, a Plenogás Fuganti S/A, empresa pertencente ao Grupo Fuganti, adquiriu os lotes nº 4 e 5, da quadra I-5 da Zona Industrial, em Maringá. Situados na Avenida Rebouças, totalizavam uma área de 10.250 m², onde foi instalada uma unidade de engarrafamento de gás de cozinha. A unidade fazia parte do primeiro Polo de Combustíveis de Maringá, situado na confluência das avenidas Colombo e Tuiuti, servido por desvios ferroviários.

Em 1969, a Plenogás Fuganti era considerada a maior distribuidora de gás liquefeito de petróleo do Estado do Paraná. À época, sua sede era em Londrina e operava em todo o Estado do Paraná e parte dos Estados de São Paulo e Santa Catarina, onde mantinha quatro estações de armazenamento e engarrafamento, cinco depósitos de redistribuição, 446 concessionários e 293 revendedores. As estações de armazenagem e engarrafamento situavam-se em Londrina, Maringá, Marília e Santos, onde também havia o Terminal Oceânico. Também havia depósitos em Curitiba e Ourinhos. Um moderno terminal oceânico estava sendo construído em Paranaguá. Para o transporte do gás desde os portos até os pontos de engarrafamento, o Grupo Fuganti constituiu a empresa Transporte Rodobras S/A.

Imagem 20 – Google Earth – Em amarelo o terreno adquirido pela Plenogás Fuganti em Maringá – Lotes nº 4 e 5, da quadra I-5 da Zona Industrial, situados na Avenida Rebouças, com área total de 10.250 m².

Imagem 21 – Frota da caminhões da Rodobras S/A, que fazia o transporte de gás dos portos para as estações de engarrafamento – 1965.

Ainda em 1967, Maringá já contava com uma filial da Plenolar Fuganti S/A, na Avenida Brasil, nº 3409, quase na esquina com a Rua Piratininga. A empresa estava instalada em um prédio construído sobre os lotes nº 20 e 21, da Quadra nº 18 da Zona 1, que totalizavam 845 m². O terreno da esquina, de nº 22, com 422,50 m², abrigava o posto de vendas de botijões de gás de cozinha fornecidos pela Plenogás Fuganti. Em 1971, a cidade já contava com uma segunda filial da Plenolar, na Rua General Câmara, nº 503, atual Rua Vereador Basílio Sautchuk, bem em frente à Praça Napoleão Moreira da Silva. 

Imagem 22 – Google Earth – Em azul os terrenos adquiridos pela Plenolar Fuganti em Maringá - Lotes nº 20, 21 e 22, da quadra 18, da Zona 1, situados na Avenida Brasil, esquina com a Rua Piratininga, com área total de 1.267,50 m².
Imagem 23 – Logomarca da Plenolar Fuganti S/A. 
O lema de empresa era “A sua melhor amiga”.

Imagem 24 – Fachada da filial de Maringá da Plenolar Fuganti, instalada na Avenida Brasil, nº 3409.

Nesta época, o gerente geral da empresa em Maringá era Brasil Lenzi D´Avila, que faleceu prematuramente aos 52 anos de idade, quando jogava tênis no Maringá Clube, em 13/07/1968. Para assumir os negócios em Maringá, a empresa nomeou Julio Alberto de Oliveira Fuganti, bisneto de Cesare Fuganti, fundador da empresa.

Imagem 25
Brasil Lenzi D´Avila

Imagem 26
Julio Alberto de Oliveira Fuganti
Nascido em 03/06/1944 em São Paulo (SP), transferiu residência para Maringá no final da década de 1960, a fim de administrar os negócios da empresa. Foi o único membro da família Fuganti a residir em Maringá, tendo participado ativamente da sociedade maringaense até seu falecimento, em 12/04/2022.

Em 10/05/1971, foi inaugurado oficialmente o Estádio Comendador Júlio Fuganti, situado no terreno da atual Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. O campo de futebol sediava os jogos do time de funcionários da empresa, que participava dos torneios de futebol amador da cidade e região. 

Imagem 27 – Estádio Comendador Julio Fuganti – 01/05/1971 – Da esquerda para a direita: Hermindo Deprá, gerente da filial de Maringá dos Supermercados Fuganti; Oscar Bertin Fuganti; Julio Bertin Fuganti; Júlio Alberto de Oliveira Fuganti, responsável pelos negócios da empresa em Maringá, e seu filho Julio Cezar Fuganti, no centro da imagem.


Em 10/07/1975, o Grupo Matarazzo inaugurou a filial maringaense do Superbom Supermercados, no amplo terreno do antigo Aero Clube de Maringá, situado na Avenida São Paulo entre a Rua Deputado Néo Alves Martins e a Avenida XV de Novembro. Dois anos depois, em 27/10/1977, foi inaugurado o Hipermercado Musamar, na esquina das avenidas Colombo e Paraná, em um terreno amplo, com estacionamento e modernas instalações. A partir de então o Supermercado Fuganti passou a sofrer forte concorrência.

No final dos anos 1970, o barracão da Avenida São Paulo que havia abrigado a secção de Atacado da empresa passou a ser utilizado como estacionamento coberto para clientes da filial dos Supermercados Fuganti.

Imagem 28 – Equipe de funcionários da filial de Maringá das Casas Fuganti – dezembro/1972.

Em 1973, o Grupo Fuganti encerrou as atividades da Plenolar Fuganti. O imóvel da Avenida Brasil, nº 3409, foi vendido para o Grupo Felipe, de Paranavaí, que ali instalou uma filial das Casas Felipe, inaugurada em 17/09/1974.

Em 16/11/1976, foi criada a empresa J. Fuganti S/A Comércio, Exportação e Importação, que adquiriu parte dos negócios da empresa Irmãos Fuganti S/A. em Maringá, fruto de um processo de separação da sociedade entre os descendentes dos irmãos Julio, Jorge e Oscar Bertin Fuganti. Os principais acionistas da nova empresa eram Julio Alberto de Oliveira Fuganti e Mário Fuganti, herdeiros de Julio Bertin Fuganti. Em 08/01/1977 foram transferidos para a nova empresa as filiais e os imóveis situados na Avenida São Paulo e na então Avenida das Indústrias. 

No final da década de 1970, o Grupo Fuganti vendeu a empresa Plenogás Fuganti S/A, que em 10/03/1977 teve a sua razão social alterada para Plenogás Distribuidora de Gás S/A.

Em 15/10/1977 a empresa J. Fuganti S/A inaugurou a segunda filial das Casas Fuganti, instalada em um novo prédio construído no terreno da Avenida das Indústrias, na atual Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1116.

Em 15/05/1978 a filial de Maringá dos Supermercados Fuganti encerrou suas atividades. Em seguida, a filial das Casas Fuganti foi transferida do prédio da esquina das avenidas São Paulo e Brasil para o prédio do supermercado, também na Avenida São Paulo.

Em 16/04/1979, o imóvel da esquina das avenidas São Paulo e Brasil foi vendido para o Banco Bradesco, que também adquiriu, em 12/12/1979, o lote vizinho, de nº 14, que até então era ocupado pelas instalações do Foto Estrela e da empresa Rainha das Máquinas, que comercializava máquinas de costura. O projeto da nova agência foi aprovado pela prefeitura em 28/05/1980. Em 07/07/1982, foi registrada em cartório a demolição do prédio da Casas Fuganti e do Foto Estrela/Rainha das Máquinas. Também foram registradas a unificação dos 3 lotes e a construção do prédio da agência. Em 12/04/2005, o imóvel foi vendido para a RM Administradora de Bens Próprios Ltda., porém, até os dias atuais, o Banco Bradesco mantém sua agência em funcionamento naquele local.

Em 30/04/1982, às 8h00, na Santa Casa de Misericórdia de Londrina, ocorreu o falecimento de Júlio Bertin Fuganti, aos 89 anos de idade. Seu corpo foi transladado para a capital paulista e sepultado no Cemitério São Paulo, no bairro de Pinheiros. 

Em 27/12/1982, o imóvel da antiga secção de Atacado foi vendido a Hélio Simabukuro, sendo que o prédio foi reformado e incorporado à Loja Genko.

Em 01/07/1985, parte do lote nº 4, da quadra nº I-1 da Zona Industrial, com 5.800 m², foi vendida para a empresa Construservice que o vendeu em 20/12/1988 para a Construtora Engedelp, que subdividiu o terreno em dois lotes de 2.900 m² onde posteriormente foram construídos os Edifícios Bento Munhoz I e II. 

Imagem 29 – Google Earth – Zona Industrial: Área original do terreno da antiga Avenida das Indústrias, atual Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. Em verde a área de 5.800 m² apartada do lote original, em amarelo, onde foram construídos os Edifícios Residenciais Bento Munhoz I e II.

Em meados de 1988, as duas filiais das Casas Fuganti instaladas em Maringá encerraram suas atividades. Em 01/07/1988, o prédio onde havia funcionado o supermercado foi então alugado para as Casas Felipe, empresa que ali instalou uma de suas filiais.

Em 04/10/1988, a área restante do lote nº 4 com 2.200 m², adicionada aos   340 m² apartados do Lote nº 5, foi vendida para a Proneje – Consultoria e Projetos Imobiliários Ltda., que em 31/01/2001 vendeu a área a Anselmo Luiz e Carlos Alberto Sfaciotte. Nesta área foi construído um prédio que atualmente abriga a clínica médica Ethos Clin Nefrologia e um centro de reparação automotiva.

Imagem 30 – Google Earth – Zona Industrial: Área original do terreno da antiga Avenida das Indústrias, atual Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. Em verde a área de 2.200 m² apartada do lote original, em amarelo, onde foi construído um prédio comercial, onde atualmente está instalada a Ethos Clin Nefrologia e outros estabelecimentos.

Também no dia 04/10/1988, o lote 5, com 5.660 m² onde ficava a casa, a loja 2 das Casas Fuganti e alguns armazéns da empresa foi vendido à Cooperativa Habitacional dos Empregados Sindicalizados de Maringá – Cohesma, que em 17/12/1990, teve sua razão social alterada para Cooperativa Nacional de Produção de Moradias – Cohesma. Em 23/11/1993, parte do Lote nº 5 na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, com 1.908,00 m², e onde se situava a filial nº 2 das Casas Fuganti, foi vendida pela Cohesma ao Sebrae, que ali mantém sua unidade regional até os dias atuais. Em 31/05/1994, a outra parte do terreno, com 3.752,00 m², foi vendida pela Cohesma para José Rezende de Oliveira que em 07/04/2000 vendeu para a Out Mar Painéis e Cartazes Ltda., que ocupa a área até os dias atuais.

Imagem 31 – Google – Zona Industrial: Área original do terreno da antiga Avenida das Indústrias, atual Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. Em verde a área de 3.752,00 m² apartada do lote original, em amarelo, onde as construções existentes foram readequadas para abrigar a empresa Out Mar Painéis e Cartazes Ltda.. Em rosa a área de 1.908,00 m², onde a construção existente foi readequada para abrigar a unidade regional do Sebrae em Maringá.

Em 09/05/1989 a empresa J. Fuganti S/A alterou sua razão social para J. Fuganti S/A Participações, encerrando oficialmente suas atividades comerciais. 

Em 19/02/1990 a empresa J. Fuganti S/A deixou de ser associada da ACIM.

Em Maringá, ouve duas tentativas de homenagear Júlio Bertin Fuganti, falecido em Londrina em 30/04/1982:

a primeira, através do Projeto de Lei nº 4061/1990, de autoria do vereador Victor Manoel Hoffmeister, de 05/12/1989. O projeto propunha denominar de Comendador Júlio Fuganti a Rua 31.010, situada no Parque das Grevíleas. O projeto foi protocolado em 15/12/1989 e arquivado a pedido do autor em 03/05/1990, após transitar por três Comissões (Permanente, de Constituição e Justiça e Educação e Cultura.                       A Rua 31.010 acabaria sendo denominada Rua Pioneiro Lourenço Favoreto, através da Lei nº 2694, de 24/07/1990;

a segunda tentativa de homenagear Júlio Bertin Fuganti, deu-se em 03/05/1990 através do Projeto de Lei nº 4108/1990, também de autoria do vereador Victor Manoel Hoffmeister, que propunha denominar Comendador Júlio Fuganti o Trevo M-88, situado no cruzamento das avenidas Colombo e Tuiuti. Tal projeto foi arquivado, em face da deliberação da Plenária de rejeitá-lo por 11 x 5 votos em sessão ordinária realizada em 15/05/1990.

Em 14/03/1996, o imóvel onde funcionou a filial dos Supermercados Fuganti, após ter sido alugado para as Casas Felipe e para outra empresa, foi vendido para Rufino Silva Matias. Em 11/01/2001, o imóvel foi transferido para a RM - Administradora de Bens Próprios Ltda.

Em 1996, a Plenogás Distribuidora de Gás S/A, que em 1977 havia sido vendida pelo Grupo Fuganti, foi vendida para um pool formado pelas seguintes empresas: Agip Liquigás; Cia Ultragás e Supergasbrás. Em 10/09/1997, o imóvel da Plenogás foi vendido para o Depósito de Bebidas Rio Preto Ltda. Em 15/05/1998 a razão social da empresa foi alterada para Rio Preto Distribuidora Ltda. Atualmente o imóvel é ocupado pela Gestão de Suprimento e Logística – GSLOG, da Sanepar.

Em 17/03/1998, a J. Fuganti S/A Participações foi baixada. Na época, sua sede localiza-se na Avenida Cerro Azul, 198, 1º andar, Sala 21.

Em 12/04/2022 ocorreu o falecimento Julio Alberto de Oliveira Fuganti, sócio proprietário da empresa J. Fuganti S/A, filho de Alberto Fuganti, neto de Julio Bertin Fuganti e bisneto de Cesare Fuganti, fundador da Casa Fuganti.


A Fuganti esteve presente na sociedade maringaense por mais de 35 anos, período em que atendeu a milhares de clientes e empregou centenas de funcionários, dentre os quais:

Ademar Lúcio dos Santos 
Affonso Buzinello
Antonio Squarize
Brasil Lenzi D´Avila 
Bruno Mascote
Carlúcio Pereira Alves 
Décio Gomes
Euclides dos Santos Leite
Frederico Menck
Hermindo Deprá 
Hilário Dal Pizzol
Jair Giusti 
João Contessoto
João Duarte do Prado
Luiz Caleffi Neto
Luiz Cervantes
Mário Valêncio
Pedro Romaldo Wurmeister 
Reynaldo Cobbo
Seiti Kanashiro 
Ulisses Pedro Pitarelli 
Waldomiro Martins 

Continue lendo esta história clicando AQUI
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.