Adhemar de Barros em Maringá - 1956

1956


Os registros ilustram a passagem do ex-governador de São Paulo Adhemar Pereira de Barros por Maringá, durante a corrida eleitoral do município no segundo semestre de 1956. As imagens mostram a carreata que Barros participou, sobre um jipe, do Aeroporto Regional Dr. Gastão Vidigal até o centro da cidade, onde um grande comício foi promovido em prol de seu correligionário, Américo Dias Ferraz (PSP). 

Sobre o palco, durante à noite, aparece discursando o líder político paulista, enquanto o jornalista Ivens Lagoano Pacheco segura o gravador para a transmissão posterior nas rádios locais. Ferraz está à direita, de camisa branca e bigode. 

Adhemar de Barros tinha lastro na carreira política. Havia sido governador do estado de São Paulo (1947-1951) e concorrido à presidência da República em 1955. Na época dos registros, o político era candidato à prefeitura de São Paulo. Corrida eleitoral que acabou vencendo no início de 1957.

Américo Dias Ferraz também venceu aquele páreo com certa folga, sagrando-se o segundo prefeito de Maringá. 

Fontes: Museu Unicesumar / Livro "Américo Dias Ferraz - A saga do caboclo violeiro", de Airton Donizete de Oliveira e Dirceu Herrero Gomes / Acervo Maringá Histórica. 

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.