Jorge Fregadolli - 2012

2012

Jorge Fregadolli é um personagem muito conhecido em Maringá. Está presente na cidade desde 1953, quando chegou aos 15 anos. 

Fregadolli nasceu em 2 de março de 1938 em Quatá, interior paulista. Lá produzia tijolos em uma olaria familiar ao lado do pai e dos irmãos. (Sua mãe faleceu quando ele ainda era bebê, vítima de febre tifóide, seu pai, José, faleceu em 1976). 

No ano de 2012 a Revista Colibri, uma edição especial do grupo Diário de Comunicação, então presidido por Frank Silva, publicou uma matéria sobre o empresário e pioneiro maringaense. As imagens mostram o personagem naquele ano, exibindo um  jovial sorriso. 

A biografia profissional de Fregadolli é vasta. Em Maringá empregou-se na lavoura de café, num sítio que ficava próximo a atual área ocupada pela Unicesumar. Lá foi abordado por Inocente Villanova Júnior, que ocupava o cargo de prefeito, que o incubiu de dar aulas aos filhos dos lavradores. Fregadolli era afeito à educação e aos livros e a pouca formação que recebera, era o que transmitia aos menores, chegando a dar aula para mais de 40 crianças em uma única sala. 

Depois, Fregadolli trabalhou em banco e formou-se na primeira turma de contabilistas da Escola Técnica de Comércio de Maringá. Mais tarde, formou-se em direito pela Universidade Estadual de Maringá, mas optou por não exercer a profissão. 

No ramo editorial, colaborou com diversas publicações na cidade, desde a Folha do Norte do Paraná, A Folha de Maringá, que ele fundou, o Jornal do Povo, e o Diário do Norte do Paraná, onde se especializou na área de propaganda publicitária, pelo qual seria mais recordado. O empresário também fundou a revista A Tradição, em 1981, sendo esta a revista mais antiga ainda em circulação por Maringá. 


Na imagem, Jorge Fregadolli aparece ao lado de fotografias de times de futebol, pois foi atleta amador durante 53 anos, participando de eventos marcantes da história esportiva local. Está presente nos arquivos do MEM - Museu Esportivo de Maringá

Além do exposto, Fregadolli é poeta/trovador, membro fundador da Academia de Letras de Maringá e entusiasta da FLIM - Festa Literária de Maringá. 

Segundo a matéria publicada em 2012, a maior paixão de Jorge Fregadolli era trabalhar. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Revista Colibri - Edição Especial. Set. 2012 / MEM - Museu Esportivo de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.