Pioneiro: Geoffrey Wilde Diment

1940

O inglês Geoffrey Wilde Diment aportou em terras maringaenses na década de 1940. Com a função de agrimensor da Companhia de Terras Norte do Paraná, foi o responsável pela execução do traçado da cidade elaborado por Jorge de Macedo Vieira em 1945.

Ele foi o estopim de um dos vários casos pitorescos que já ouvi. O Cine Maringá, na Avenida Brasil em frente a Praça da Rodoviária - atual Praça Napoleão Moreira da Silva, estava em construção. Nesta época, seu proprietário, Odwaldo Bueno Netto pediu por uma reclusão temporária, em um hospital psiquiátrico do interior paulista. Sua família ficou à frente dos negócios. Winifred Ethel Bueno Netto, sua esposa, soube que os construtores entraram em greve, pois estavam receosos que não receberiam, visto que Odwaldo estava fora da cidade. Winifred pegou uma arma com Diment, uma das poucas pessoas com quem conversava, visto que ela só falava em inglês. E mesmo sem falar uma palavra em português, convenceu os funcionários a voltarem ao trabalho. A arma acabou falando por si só.

Geoffrey Wilde Diment faleceu em 12 de março de 1966 e foi enterrado no Cemitério Municipal de Maringá.

Fonte: Museu CESUMAR / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.



Foram encontrado(s) 3 registros relacionados ao pioneiro Geoffrey Wilde Diment

1966

Morre Geoffrey Wilde Diment - 1966

Faleceu no dia 12 de março de 1966, às 21h, o inglês Geoffrey Wilde Diment.Reconhecido engenheiro da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Diment foi o agrimensor responsável por demarcar ruas e avenidas de Maringá a partir do projeto do urbanista Jorge de Macedo Vieira. Foi pioneiro na construção da ferrovia q[...] Leia mais


1940

Diment e Thomas, em plena Avenida Brasil - Final da década de 1940

De costas, com os mapas nas mãos, o agrimensor da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Geoffrey Wilde Diment. Ao seu lado, de terno preto, o então gerente da colonizadora, Arthur Huge Miller Thomas. Ao fundo dos dois, a casa de Alfredo Werner Nyffeler, que estava sendo concluída na Avenida Brasil esquina com a Ave[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.