Waldemar Barbudo - 1952

1952

Maringá foi emancipada oficialmente pela lei estadual nº 790/1951, assinada por Bento Munhoz da Rocha Neto, então governador do estado. Foi por essa determinação que Maringá e outras cidades se tornaram autônomas em sua administração. O município seria instalado em 1952, ano em que foi realizada a primeira eleição para a Prefeitura e a Câmara de Maringá. 


A força política e econômica mais poderosa da região, à época, era a própria agência colonizadora, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Na ausência de um governo formalizado (Maringá pertencia à Mandaguari como distrito até então), a Companhia fazia as vezes no que diz respeito à infraestrutura urbana. Mas a emancipação estimulou a  disputa pelo poder. 


Na primeira eleição, o candidato apoiado pela Companhia foi Waldemar Gomes da Cunha, conhecido como Waldemar Barbudo, um carioca radicado no Paraná, corretor de imóveis e proprietário de terras, além de uma fábrica de cerâmica e tijolos. 


Waldemar não foi eleito. Para ser exato, a colonizadora nunca conseguiu eleger um candidato à prefeito na cidade, fazendo com que o Poder Executivo municipal fosse uma força de disputa e equilíbrio. 

As fotos são do período daquela campanha eleitoral e foram publicadas na revista A Pioneira de Londrina, em outubro de 1952, pouco antes do pleito. O candidato Waldemar Gomes da Cunha afirmava que "sem um entendimento perfeito entre a administração pública e a Cia., que tão grandes serviços já executou aqui, nada de proveito se fará". Daquela disputa, Inocente Villanova Júnior saiu vitorioso. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / A Pioneira de Londrina Set-Out. 1952.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.