Lord Lovat

1952

Nascido como Simon Joseph Fraser, em 1871, ficou conhecido como Lord Lovat, o homem mais influente no Norte do Paraná. Antes disso era um homem influente na Europa, especialmente na Inglaterra, metrópole do reino, e na Escócia, onde nasceu.  Possuia diversos títulos de nobreza, visto que foi membro da Ordem do Cardo-selvagem (nome da flor típica da Escócia), da Real Ordem Vitoriana, Ordem de São Miguel e São Jorge, Ordem de Bath, Ordem de Serviços Distintos (ordem Militar), além de ser o décimo sexto herdeiro do título de Lord Lovat, e o 23º chefe do Clar Fraser. 

Foi educado na Abadia do Forte Augusto na Escócia, depois cursou a universidade em Oxford, onde era um atleta membro do time de polo. Depois dos estudos seguiu carreira militar, alcançando o posto de Major General na Queen's Own Cameron Highlanders, batalhão de infantaria de proteção da Rainha.

Entrou para a política em 1919, após a I Guerra Mundial e passou a ocupar cargos públicos até ingressar no mundo dos negócios, empreendendo, especificamente, nas questões de propriedade de terra e agricultura internacional. 

Veio ao Brasil em 1924 como integrante da Missão Montagu, liderada por Lord Edwin Samuel Montagu, ex-secretário de finanças do tesouro da Inglaterra, que tinha como intuito explorar investimentos. 

No ano seguinte, em setembro de 1925, fundou a Paraná Plantation Limited, tendo como subsidiária a Companhia de Terras Norte do Paraná, responsável pela colonização do Norte do e do Noroeste do Paraná. 


Nesta imagem Lord Lovat aparece com o Príncipe de Gales, na visita ao Paraná, em 1931, quando  visitou o Paraná em 1931.

Lord Lovat faleceu de um ataque cardíaco aos 61 anos, em fevereiro de 1933, em Londres. Deixou quatro descendentes vivos. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.