Formação Territorial do Município de Maringá

1947

Com texto de Marco Antonio Deprá.

A Lei Estadual n.º 2, de 11/10/1947, provocou muitas alterações no mapa político do Estado do Paraná. Na região norte do Estado elevou a município os seguintes distritos:

- Cambé, desmembrado do município de Londrina;
- Arapongas, desmembrado do município de Rolândia; e
- Mandaguari, desmembrado do município de Apucarana.

O município de Mandaguari foi constituído contendo os seguintes distritos: 

- Mandaguari (Sede do município);
- Marialva;
- Maringá; e
- Paranavaí.

Imagem Google Earth: município de Mandaguari e seus distritos em 1947: distrito Sede de Mandaguari (rosa), Marialva (verde), Maringá (amarelo) e Paranavaí (cinza).

O então distrito de Maringá tinha a segunda maior área dentre os demais distritos. Suas divisas eram as seguintes:

- A leste, com o distrito de Marialva, a divisa era formada pelo Ribeirão Sarandi, Córrego Guaiapó e Ribeirão Pinguim;
- A oeste, com o distrito de Paranavaí, a divisa era formada pelos Ribeirões da Esperança e do Diabo;
- Ao norte, a divisa era o Rio Pirapó, desde a confluência com o Ribeirão Sarandi até a sua confluência com o Rio Paranapanema;
- Ao norte havia também um pequeno trecho de divisa formado pelo Rio Paranapanema, desde a sua confluência com o Rio Pirapó até a sua confluência com o Ribeirão do Diabo;
- Ao sul, a divisa era o Rio Ivaí, desde a sua confluência com o Ribeirão Pinguim até a sua confluência com o Ribeirão da Esperança.

Faziam parte do distrito de Maringá muitos patrimônios, a saber: Água Boa; Atalaia; Cruzeiro do Sul; Doutor Camargo; Floraí; Floresta; Floriano; Iguatemi; Inajá; Ivatuba; Jardim Olinda; Mandaguaçu (Vila Guaíra); Marilá; Nova Esperança (Capelinha); Ourizona; Paiçandu; Paranacity; Paranapoema; Presidente Castelo Branco (Iroí); São Jorge do Ivaí (São Jorge); e Uniflor.

Imagem Google Earth: distrito de Maringá, em amarelo. Em 1947, havia diversos patrimônios que faziam parte da área do distrito de Maringá. 

O distrito de Maringá foi elevado à categoria de município com a denominação de Maringá pela Lei Estadual n.º 790, de 14/11/1951, desmembrado do município de Mandaguari. A mesma lei criou o distrito de Floriano, pertencente ao município de Maringá. Também elevou a municípios os distritos de Marialva e Paranavaí. Já os patrimônios de Mandaguaçu (antiga Vila Guaíra) e Nova Esperança (antiga Capelinha) foram emancipados sem nunca terem sido distritos.

Ou seja, a partir de 14/11/1951 toda a área original do município de Mandaguari, criado em 1947, foi desmembrada em 6 (seis) municípios:
- Mandaguari;
- Marialva;
- Maringá;
- Mandaguaçu;
- Nova Esperança; e
- Paranavaí

A área do município de Maringá, quando de sua criação, era bem menor do que a do distrito de Maringá, que perdeu a maior parte de seu território para os recém criados municípios de Mandaguaçu e Nova Esperança.

Imagem Google Earth: Área original do município de Maringá em 1951, em amarelo. Seu território era delimitado ao norte pelo Rio Pirapó e, ao sul, pelo Rio Ivaí. A leste sua divisa era formada pelo Ribeirão Sarandi, Córrego Guaiapó e Ribeirão Pinguim. Já a divisa oeste era formada pelo Ribeirão Atlântico, Ribeirão Centenário, Ribeirão Chapecó e Rio Bandeirantes do Sul.

Dentro do território do município de Maringá além do distrito Sede e do distrito de Floriano, havia diversos patrimônios, ou seja, pequenas povoações urbanas em estágio embrionário, a saber: Iguatemi; Paiçandu; Marilá; Água Boa; Floresta; Ivatuba; e Doutor Camargo.

Imagem Google Earth: Em 1951, ano de criação do município de Maringá, havia em seu território diversos núcleos urbanos.

Em 09/12/1953, durante a gestão de Inocente Villanova Júnior, primeiro prefeito de Maringá, a Câmara Municipal criou os seguintes distritos no município de Maringá:

- Paissandu (esta era a grafia à época), com terras desmembradas do distrito sede de Maringá, através da Lei Municipal nº 44;
- Ivatuba, com terras desmembradas do distrito de Floriano, através da Lei Municipal nº 45; e
- Marilá e Floresta com terras desmembradas do distrito sede de Maringá, através da Lei Municipal nº 69.

Vale lembrar que a Lei Estadual nº 666, de 11/07/1951, havia estabelecido que as Câmaras Municipais passariam a ter a competência a partir de 1953 para criação, denominação e demarcação dos seus distritos. Antes esta prerrogativa era do Estado.

Em 28/02/1958, através da Lei Municipal n.º 68, a Câmara Municipal de Maringá criou o distrito de Iguatemi, A referida lei foi assinada em 07/03/1958 pelo prefeito Américo Dias Ferraz.

Imagem Google Earth: Em 1960, o município de Maringá contava com 7 (sete) distritos, criados nesta ordem: distrito Sede, Floriano, Paissandu, Ivatuba, Marilá, Floresta e Iguatemi. 

Em 25/07/1960, através da Lei Estadual nº 4245, os distritos de Paiçandu, Floresta e Ivatuba foram desmembrados do território de Maringá e foram elevados a município.

Imagem Google Earth: Em 1960 foram criados os municípios de Paiçandu (laranja), Floresta (verde) e Ivatuba (azul).  O município de Maringá (amarelo), atualmente possui apenas os distritos Sede, Floriano e Iguatemi.

O distrito de Marilá passou a fazer parte do território do município de Paiçandu. Com o passar das décadas e o fim do ciclo do café na região, Marilá foi se esvaziando até desaparecer. O único ícone daquele povoado que foi preservado é a Capela Nossa Senhora do Marilá. 

Já o povoado de Água Boa, de acordo com o site Wikipedia, foi elevado a distrito em 21/06/1965, vinculado ao município de Paiçandu.

Em 02/03/1964, através da Lei Estadual nº 4842, foi criado o município de Doutor Camargo desmembrado do território do município de Ivatuba.

Imagem Google Earth: Área original do município de Maringá. Em 1964 foi criado o município de Doutor Camargo (rosa), desmembrado do município de Ivatuba (azul).

Desde 1964 o território do município de Maringá se mantém o mesmo, com exceção de pequenas alterações nas divisas entre os municípios de Maringá e Sarandi que foram estabelecidas pela Lei Municipal de Maringá nº 9546, de 18/06/2013, pela Lei Complementar Municipal de Sarandi nº 278, de 03/12/2012, e consolidadas através de Lei Estadual nº 19.030, de 30/05/2017.

Vale lembrar que o povoado de Sarandi foi elevado a distrito através da Lei Municipal de Marialva n.º 53, de 21/12/1954, subordinado àquele município. E que, através da Lei Estadual n.º 7.502, de 14/10/1981, foi elevado a município, sendo desmembrado do município de Marialva. 

Imagem Google Earth: Em vermelho a divisa seca entre os municípios de Maringá (à esquerda) e Sarandi (à direita). A linha liga as nascentes do Córrego Guaiapó, no alto da imagem, às nascentes do Ribeirão Pinguim, na parte de baixo da imagem.

Fontes: Texto e contribuições de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.