Circo Flexas Humanas em Nova Esperança - Década de 1960

1960

O município de Nova Esperança foi emancipado no mesmo decreto que emancipou Maringá. A Lei Estadual nº 790 de 14 de novembro de 1951, promulgada durante o governo de Bento Munhoz da Rocha Netto,  deu autonomia política a diversos municípios paranaenses. 

Nova Esperança também foi construída pela mesma empresa colonizadora de Maringá e região, a Companhia de Terras Norte do Paraná. Dentro dessa região, nas proximidades e infraestruturas criadas pela própria Companhia, disseminavam-se  os bens de consumo e serviços locais, incluindo também  entretenimentos como o circo. 

O Flexas Humanas Circus, dirigido por Antonio Laurentino Tavares, conhecido como Professor Janes, tinha sua sede na cidade de Maringá, onde o proprietário e sua família viviam. Contudo,  com experiência em turnês, as apresentações ocorriam em toda a região. 

Nesse raro registro, observa-se o palhaço Lambretinha no picadeiro do circo durante uma apresentação em Nova Esperança na década de 1960. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.