Erosão vencida na avenida Morangueira - 1978

1978


Uma das vias de maior dificuldade para extensão e duplicação até os anos 1990 foi, sem dúvidas, a avenida Morangueira. Isso se deu pelo fato de vários fenômenos climáticos e geológicos que provocavam o desnivelamento ao longo de seu percurso. 

No final de 1977, a então Secretaria Municipal de Viação e Obras da Prefeitura de Maringá deu início ao aterramento de uma erosão paralela à via, que na época era a maior avenida que existia em zona urbana, com aproximadamente três quilômetros.

Devido a falta de material, seus trabalhos foram interrompidos e retomados no início de 1978. Segundo matéria veiculada em maio daquele ano, cerca de cinco mil viagens de terra e detritos foram necessárias, mobilizando por volta de dez veículos públicos, entre caminhões, motoniveladoras, tratores de esteira, entre outros. Foram seis meses de intenso trabalho para que essa erosão fosse completamente eliminada. 

O objetivo a partir daquele momento foi resolver o problema para que as águas pluviais não voltassem a criar novas erosões ao longo da via, de modo que a duplicação seguisse. A imagem mostra como estava a situação com a erosão e como a área ficou após as benfeitorias. 

A saber, as obras de duplicação da avenida Morangueira começaram no segundo semestre de 1978. O trecho a ser duplicado tinha início no Colégio Estadual Dr. Rodrigues Alves, localizado na esquina com a Rua Antônio Amaral, e término no trevo de acesso à Venda 200, na Estrada Morangueira. Possivelmente as obras de duplicação deste trecho foram concluídas na mesma época da inauguração do trecho da rodovia PR-317 entre Maringá e Iguaraçu, em 21/07/1979.

Em maio de 1980 foram inauguradas as obras de urbanização da praça Ouro Preto, no cruzamento com a avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff.

O trecho já duplicado foi entregue ao tráfego em 29/12/1992.

Fontes: texto e contribuições de Marco Antonio Deprá / O Diário do Norte do Paraná de 4 de maio de 1978 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.