Avenida Brasil esquina com a Avenida Getúlio Vargas - 1957

1957


É preciso ter cautela ao citar datas que estejam descritas em impressos ou mesmo escritas nos versos de antigas fotografias. Veja o exemplo a seguir. 

A imagem mostra o encontro das avenidas Brasil e Getúlio Vargas, em frente à praça Raposo Tavares. Há uma grande concentração de pessoas. Ao fundo, imponente, surge o prédio do Banco do Estado do Paraná, que foi inaugurado neste local em maio de 1953. Há também, à direita, o obelisco com um relógio em seu topo. Havia propagandas de empresas da época nessa estrutura, além de uma alusão ao prefeito recém-eleito no final de 1956, Américo Dias Ferraz. 

Entretanto a nota veiculada na coluna "Relembrando", da Folha do Norte do Paraná, indica que aquele registro data de 16 de setembro de 1955, em função de um comício realizado pelo então candidato à República, Adhemar de Barros. Ocorre que devido ao obelisco presente, a foto foi feita após as eleições de 1956, devido a essa estrutura ter sido erigida em homenagem ao prefeito eleito. 

Adhemar Pereira de Barros, de fato, esteve em Maringá no ano de 1956, mas para participar de um comício do então candidato a prefeitura, Américo Dias Ferraz. Na oportunidade, Barros circulou pelas ruas da cidade em um Ford V-8 Custom Deluxe Sedan, 1951, de propriedade de Francisco Feio Ribeiro, empreendedor da Casa Ribeiro. Também esteve reunido com a cúpula do PSP, na casa do candidato. 

Fontes: Acervo Família Planas / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.