Ginásio São José no desfile de Maringá - 1971

1971


Este é um dos raros registros que mostram os alunos do Ginásio São José, também conhecido como Escola Mista São José. A imagem foi feita na avenida XV de Novembro, durante o desfile de aniversário de Maringá em maio de 1971.

Em 1969, Katsuzo Fujiwara, presidente da ACEMA, entidade que mantinha a Escola Mista São José, convidou o padre Benno Wagner para assumir a direção daquele estabelecimento de ensino. Teruyo, conhecida como Tereza, que havia cursado teologia no Japão, também foi convidada para ser professora de língua japonesa naquela instituição. Na época, além da escola matriz situada na rua Evaristo de Veiga, nº 93, na Zona 7, havia uma unidade filial situada na rua Joaquim Nabuco, nº 338, na Zona 4, onde era ofertado o curso pré-escolar. 

Esse estabelecimento havia sido criado em 1949 com o nome de Escola de Língua Japonesa de Maringá. Com o passar dos anos, a colônia sentiu a necessidade de transformá-la em escola regular de ensino primário destinada aos filhos e netos dos japoneses residentes em Maringá. Foi desta forma que em 15 de fevereiro de 1960, líderes procuraram Dom Jaime Luiz Coelho, que tinha prestígio junto ao Governo Estadual, visando obter a autorização da Secretaria de Estado da Educação para tal finalidade. A proposta foi aceita e, por sugestão do bispo, a instituição passou a denominar-se Escola Mista São José, visto que estava localizada no território da Paróquia São José Operário.

Além de oferecer o ensino primário, a instituição também disponibilizou o curso de língua japonesa. A partir de então, Issao Hiratomi passou a ocupar o cargo de secretário e Midufo Vada tornou-se coordenador de ensino. Em 15 de março de 1964 foi inaugurado o novo prédio da instituição, em alvenaria. No ano seguinte, a Escola Mista São José obteve autorização para implantar o curso ginasial, equivalente às atuais 5ª a 8ª séries do ensino fundamental.

Logo que assumiu a direção, Benno Wagner teve a ideia de transformá-la em escola técnica. No Conselho Estadual de Educação, o padre propôs e conseguiu a mudança de nome para Centro Técnico Educacional São José, com cursos de quatro anos em Eletrônica e Eletrotécnica.

Benno atuou com afinco para angariar novos professores. Dentre outros, pode-se citar os seguintes:

- Manuel Gomes e Raul Pimenta: língua e cultura geral;
- Teruhissa: eletrostática e química;
- Dr. Paulo, engenheiro da Telepar: eletrônica;
- Dr. Luiz, engenheiro da Copel: eletrotécnica;
- Osvaldo Boso: matemática e ciências;
- Thomé: artes.

A instituição chegou a atender 650 alunos e manter um corpo docente com cerca de 40 pessoas. 

Em 12 de outubro 1980, quando da inauguração da nova sede da ACEMA, situada na avenida Kakogawa, teve início um processo de venda dos imóveis de sua antiga sede. Foi assim que o campo de beisebol às margens da avenida Colombo, por exemplo, foi ocupado pelo Jardim Acema. Além disso, as instalações do Centro Técnico Educacional São José passaram a ser ocupadas sucessivamente pelo Colégio Poli, Colégio Graham Bell e, finalmente, pelo Colégio Interação, que se mantém em atividade.

No mês de abril de 1982, o prédio da antiga filial da Escola Mista São José, situado na rua Joaquim Nabuco, passou à Pré-Escola Miriam Leila Palandri, que anteriormente estava instalada na praça Napoleão Moreira da Silva. 

Fontes: acervo de Marco Antonio Deprá / Foto de Laércio Nickel Ferreira Lopes e acervo da família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.