Propaganda de Haroldo Leon Peres - Década de 1950

1950

Um dos nomes recorrentes na política local é Haroldo Leon Peres, advogado carioca nascido em 1927, no então Distrito Federal no Rio de Janeiro. Chegou a Maringá na década de 1950 e instalou um escritório de advocacia na sala 03 do prédio do Banco Nacional de Minas Gerais, situado no nº. 593 da avenida Duque de Caxias. Era seu colega de escritório o Dr. Murilo Macedo, como publicado em jornal de 1954. 

Naquele ano estavam ocorrendo as eleições gerais no Brasil e Haroldo Leon Peres foi um dos que se candidatou como deputado estadual. A sua propaganda era fomentada com um leão como personagem, possivelmente em justaposição ao seu nome do meio, Leon. 


Numa das imagens o leão segura uma pá cheia do que parece ser folhas de papel, e é possível ler “Haroldo, ele conservará: ruas e estradas”. Na outra o mascote aparece piscando o olho enquanto segura uma flâmula com o nome Haroldo na vertical. O leão afugenta ratos nomeados como corrupção, roubo, suborno, marmeladas e fraudes. 


Haroldo Leon Peres não foi eleito naquela oportunidade e, no dia 7 dezembro, uma nota publicada no O Jornal informava sobre a abertura do escritório de advocacia com um novo associado, o Dr. Ademaro Barreiros


Haroldo também atuou como professor nas primeiras instalações do Colégio Gastão Vidigal, próximo à Catedral. Mais tarde, elegeu-se deputado estadual e, por duas oportunidades, deputado federal,  cumprindo mandatos em 1958, 1962 e 1966. Foi nomeado governador do estado do Paraná na década de 1970 dado seu apoio à ditadura militar, mas permaneceu apenas oito meses no cargo, ao qual renunciou devido a acusações de corrupção. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / O Jornal: 06/12/1956, 21/11/1956, 11/09/1959 e 02/10/1956



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.