Instalação de tubos da CODEMAR - 1968

1968

A Codemar, Companhia de Desenvolvimento de Maringá, foi criada por força da Lei Municipal N.º 236, de 14 de dezembro de 1962, com o objetivo de solucionar a irregularidade na prestação dos serviços de abastecimento de água pela cidade. O qual era realizado por meio de poços artesianos e administrado por particulares. 

Então, a gestão da água passou a receber atenção da administração pública com a construção da central de captação no rio Pirapó e de tratamento na avenida Pedro Taques. Mas para de fato a água chegar aos lares e estabelecimentos foi necessário a instalação de quilômetros de tubulação.

A imagem, de 1968, mostra uma profunda vala aberta junto à calçada, precisamente, em frente ao Banco da Bahia, na avenida Duque de Caxias, em frente à praça Napoleão Moreira da Silva.  

O registro foi veiculado na publicação “Maringá Alicerces para o Futuro”, em 1968, como material de prestação de contas da gestão municipal do prefeito Luiz Moreira de Carvalho. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Revista: Maringá Alicerces para o Futuro (1968). 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.