Atentado contra aluno do Ginásio de Maringá - 1954

1954

Muitos são os documentos ainda inexplorados e que carecem de interpretações por parte de pesquisadores e historiadores. Sobretudo, na história de Maringá, a qual ainda possui amplo acervo físico que merece ser digitalizado e indexado. São atas, ofícios e demais registros produzidos por diferentes instituições que permitiriam compreender, de maneira mais ampla, acontecimentos do início da cidade. 

Um interessante caso é sobre um suposto atentado que teria sido desferido contra um aluno do então Ginásio de Maringá, instituição que mais tarde teria seu nome alterado para Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal. 

Segundo ofício expedido pela União Paranaense dos Estudantes Secundários, a Umes, o estudante Otávio Delmutti teria sido humilhado pelo diretor daquela escola. A agressão não foi apenas moral e verbal, mas também física, segundo documento que pediu posicionamento da Câmara Municipal. 

Emitido em 4 de junho de 1954, o ofício foi assinado pelo presidente De Macedo Correia. Aquele caso foi debatido pelos vereadores, mas não há informações sobre os seus desdobramentos. Se tiverem conhecimento sobre algo, deixem nos comentários. 

Fontes: Arquivo da Câmara Municipal de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.