Centro Comercial Maringá - Década de 1970

1970


Belo registro do Centro Comercial Maringá, possivelmente, no início da década de 1970. No térreo, destaque para a Ótica Leonel e a Musical. O prédio parece ter sido concluído há pouco tempo.

Mas é necessário apontar que esta sua estrutura não havia sido concebida para ter apenas 4 pavimentos e nem mesmo este nome

O Edifício Maria Cristina foi previsto para um grande terreno localizado ao lado da praça Raposo Tavares - área anteriormente ocupada pela primeira sede da Companhia de Terras Norte do Paraná no "Maringá Novo". Com mais de 15 mil m² que seriam construídos em apenas 3 anos, o projeto contava com 21 pavimentos, sendo 4 comerciais, 15 residenciais, 1 de garagem e 1 destinado para o lazer. 

O modelo de negócios híbrido, com ocupação comercial e residencial, não prosperou e o projeto foi reduzido, dando origem ao Centro Comercial Maringá. Incorporado pela Eimol S.A., empresa do Grupo Crefisul, e com vendas executadas pela Promove S/A, o empreendimento foi construído pela Enorpa - Engenharia e Construções Ltda, vindo a ser inaugurado na primeira metade dos anos 1970.

O Centro Comercial Maringá foi um espaço muito movimentado ao longo das décadas de 1970 e 1980. Funcionaram ali diversos escritórios de advocacia, detetives particulares, consultórios médicos e odontológicos, além de diversas salas comerciais. Um dos primeiros cursinhos pré-vestibulares ocupou uma área nesse prédio, o Curso Aliança Universitária (CAU) que foi formado por professoras da UEM. 

A imagem ainda nos oferece uma possível interpretação: devido as lojas estarem fechadas e a baixa movimentação de veículos e pessoas, é provável que ela tenha sido produzida em um feriado ou final de semana. 

À direita ainda é possível identificar um carrinho de pipoca e o trailer icônico do Ki-kão lanches, que na época oferecia cachorros-quentes tradicionais, não prensados. O estabelecimento foi montado por irmãos do Rio Grande do Sul. Depois, ele foi adquirido por Sebastião Palma, o Tião Rivelino. 

Fontes: Foto de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.