Miguelzinho, um temido policial

1983

Filho de José dos Santos Oliveira e Anita Vieira dos Santos, Miguel Vieira dos Santos Oliveira nasceu em setembro de 1949, na cidade de Catuni, interior de Minas Gerais. Devido a sua estatura, acabou ficando conhecido como “Miguelzinho”. 

Logo após ter servido ao Exército, ingressou na Polícia Militar em 1970. Mas foi na Policia Civil que faria carreira como investigador a partir de 1983, quando se mudou para Maringá. Aqui, acabou ganhando a fama de "linha dura" e não negava quando era acusado de "matador de bandidos". Usava um característico cavanhaque ou bigode e, quase sempre, estava de óculos escuros.


Dentre várias operações, destaca-se uma ocorrida em 1992. Estava em andamento um assalto na agência do Bamerindus, que ficava no Maringá Velho, e a equipe de Miguelzinho chegou bem no momento em que os assaltantes partiram em fuga. Durante a perseguição, os bandidos acabaram mortos no pátio do então Hotel Berlin, na rua Joubert de Carvalho.

Companheiros de trabalho e a população sabiam que o investigador não deixava passar batido malfeitores. Não à toa, e preparado para represálias, mantinha em seu carro uma submetralhadora carregada. Mesmo tendo sido alvejado em algumas operações, Miguelzinho passou a ser temido por quadrilhas inteiras. Assim, acabou idolatrado pela população em geral. 


Todo esse prestígio o fez concorrer e ser eleito como vereador pelo PDT, com 1.484 votos, em 1996. Três anos depois, Miguelzinho migraria para o PMDB. Na oportunidade, utilizou como símbolo de campanha uma estrela de xerife com o slogan “nesse eu confio”. Em 1998, concorreu como Deputado Estadual. Obtendo 5.894 votos, não foi eleito.

No final do ano 2000, o investigador disputaria a reeleição para vereador, mas acabou falecendo de forma abrupta aos 50 anos, em 7 de abril. Estava no exercício do mandato. Quinze dias antes havia descoberto um câncer no esôfago e estava na capital do estado, onde havia passado por uma cirurgia no Hospital Erasto Gaertner. Deixou esposa e duas filhas. 

Em sua homenagem, um logradouro entre os conjuntos Requião e Guaiapó passou a emprestar o seu nome a partir de junho de 2000. A praça Vereador Miguel de Oliveira está situada na Quadra 288. 

Muitos acreditam que a sua passagem foi fruto de retaliação de criminosos. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Acervo Família Santos Oliveira. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.