Pinga Fogo, o comunicador do povo

1997


Benedito Claudio de Oliveira nasceu em 20 de junho de 1951 no município de Monte Santo de Minas, em Minas Gerais. Vindo de Mococa, em 1966 mudou-se para Maringá, onde começou a trabalhar em feiras livres. 

Casou-se com Lílian Cristina em novembro de 1970, com quem teve quatro filhos. A família, então, passou a residir em Jandaia do Sul. 


Além de vigia noturno, Benedito Claudio de Oliveira fazia trabalhos extras para complementar a renda. Em 1976, quando acompanhava o cunhado em um desses bicos para a Rádio Guairacá, de Mandaguari, pediu a João Vrena, diretor daquela emissora, para fazer um teste de repórter. Foi aprovado e contratado. 

Inicialmente, acabou conhecido como Claudio Luiz. Porém, um morador de Mandaguari, José Lázaro Pereira, que escrevia algumas notas em jornais, sugeriu que adotasse o apelido “Pinga Fogo”, devido a forma polêmica que abordava os fatos. 

Da rádio Guairacá, Pinga Fogo assumiu a gerência da Rádio Cidade de Jandaia do Sul, em 1982.


Nas eleições de 1990, candidatou-se à Câmara dos Deputados representando o Paraná pelo PRN. Elegeu-se com a segunda maior votação do estado, com quase 60 mil votos. 

Mesmo como deputado federal, apresentou um programa na Rede Record no ano de 1992 e, ainda, adquiriu cotas da Rádio Flor do Café em Borrazópolis, emissora que comandava programas aos sábados.


Em 1994, dez meses antes do fim de seu mandato, renunciou ao cargo de deputado federal e também se desfiliou do partido (havia migrado ao PP), alegando estar decepcionado com a vida pública. Um ano depois, adquiriu cotas da rádio Difusora de Apucarana, onde mudaria o nome para Rádio Nova AM. Depois, fundou o Sistema Pinga Fogo de Comunicações, com sede em Maringá. 

Visando contemplar os mais necessitados, Pinga Fogo iniciou campanhas para arrecadar donativos para pessoas carentes, distribuindo cadeiras de rodas, óculos, dentaduras, muletas, aparelhos ortopédicos, entre outros.

Ampliando sua audiência, comprou cotas da antiga Rádio Jornal de Maringá, transformando-a na Nova Ingá. Mas não seria apenas com emissoras de rádio que faria carreira. 


O programa Pinga Fogo na TV surgiu por meio do convite do então gerente da TV Maringá, Hélio Nuddi, vindo a estrear em 1997. A sua experiência como comunicador funcionou muito bem e, em pouco tempo, tornou-se líder de audiência. 

Popular e folclórico, o programa contava ainda com o boneco Benedito, que interagia com o apresentador. 

Em 1998, Pinga Fogo teria fechado acordo com o SBT para que seu programa fosse veiculado em rede nacional. A estreia estava marcada para 13 de julho daquele ano. Entretanto, como a emissora acabou assinando contrato simultaneamente com a rede mexicana Televisa, que culminou na exibição de novelas no mesmo horário em que veicularia o noticiário policial, o diretor de programação de Silvio Santos, Ricky Medeiros, enviou um comunicado desistindo do negócio. Vale lembrar que em agosto daquele mesmo ano, o SBT acabou contratando o apresentador Ratinho, que também é da região. 

Depois de alguns anos na TV Maringá, Pinga Fogo acabou migrando para a RIC TV Record. Ficou na nova casa por apenas uma semana e retornou para antiga emissora. A justifica foi que ele gostava de fazer o programa a seu modo, simples, para o povo. 

Benedito Claudio Pinga Fogo de Oliveira sofreu o primeiro AVC em agosto de 2010. Logo que saiu da rádio, sentiu-se mal e foi internado. Mais tarde, minutos antes do início de seu programa, sentado na bancada sofreu o segundo AVC, sendo levado ao hospital Paraná, onde ficou nove dias internado. 

Pinga Fogo não resistiu e faleceu em 13 de maio de 2014. O seu velório foi acompanhado por milhares de pessoas. 

Em sua homenagem, a Prefeitura de Maringá inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil Benedito Claudio ‘Pinga Fogo’ de Oliveira, localizado no Jardim Athenas, no ano de 2015.


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Acervo Família Oliveira. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.