Com texto de Marco Antonio Deprá:
Em Maringá, quando a Companhia de Terras Norte do Paraná deu nome às avenidas da Zona Industrial (atual Zona 10) decidiu homenagear grandes vultos da indústria e do setor ferroviário do Brasil, visto que, antes do rebaixamento da ferrovia na região central da cidade, a Zona Industrial era servida pela linha férrea e por seus ramais ferroviários, que hoje já não mais existem.
Fragmento do Mapa de Maringá, em 1959 – Zona Industrial.
A avenida localizada na face noroeste do bairro recebeu o sugestivo nome de avenida das Indústrias.
Já a avenida Mauá, localizada na face sul do bairro, homenageou Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, industrial e construtor da primeira ferrovia do Brasil.
As três outras avenidas, que cortam diagonalmente o bairro, receberam os seguintes nomes:
- Monlevade, em homenagem a Jean-Antonie Felix Dissandes de Monlevade, francês especialista em mineração que chegou ao Brasil em 1817 e que fundou, em 1825, a primeira usina siderúrgica do país, em Minas Gerais.
- Rebouças, em homenagem aos irmãos Antônio Pereira Rebouças Filho e André Pinto Rebouças, que, dentre outros feitos, elaboraram o projeto da ferrovia Curitiba-Paranaguá;
- Gaspar Ricardo, em homenagem a Gaspar Ricardo Junior engenheiro e presidente da Estrada de Ferro Sorocabana nas décadas de 1920 e 1930;
Em 2 de julho 1974, por meio da Lei nº 1056, o nome da avenida das Indústrias foi alterado para Avenida Bento Munhoz da Rocha Netto, em homenagem ao ex-governador do Paraná falecido em 12 de novembro de 1973.
Por último, a lei nº 10.478, de 4 de outubro de 2017, alterou a nomenclatura da avenida Monlevade para avenida Reitor Rodolfo Purpur, em homenagem ao reitor da Universidade Estadual de Maringá - UEM (1974-1978), presidente da então Associação Comercial e Industrial de Maringá (1967-1968), professor titular de direito financeiro e tributário na UEM e procurador geral do Tribunal de Contas do Paraná, falecido em 8 de junho de 2013. Apesar da justíssima homenagem ao reitor Rodolfo Purpur, a alteração desrespeitou a Lei nº 7.780, de 22 de novembro de 2007, que determina em seu inciso V do Artigo 2º que é vedada a alteração de nomenclatura que contenha nome próprio de pessoas, o que era o caso da avenida Monlevade.
Abaixo, as imagens dos homenageados:
Antônio Pereira Rebouças Filho.
André Pinto Rebouças.
Gaspar Ricardo Junior.
Jean-Antonie Felix Dissandes de Monlevade.
Irineu Evangelista de Souza – Mauá.
Bento Munhoz da Rocha Netto.