O Festival da UEM de Música Popular Brasileira - 2010

2010


A foto de Heitor Marcon registra um detalhe do 3° Acorde Universitário, edição 2010. Foram 15 melhores canções classificadas para a grande final, no dia 8 de agosto. Cerca de 1.180 pessoas compareceram nos três dias do Festival Universitário de Música Popular Brasileira de Maringá, promovido pela Universidade Estadual de Maringá. 

Murilo Benites, no Jornal da UEM, registrou:

“A aconchegante Oficina de Teatro da UEM ficou pequena. Todas as 170 cadeiras internas foram rapidamente ocupadas e o restante do público, que não parava de chegar, foi se acomodando nos outros lugares disponíveis: as escadas dos corredores entre as fileiras, as portas laterais ou as cadeiras colocadas estrategicamente do lado de fora do teatro, onde havia um telão.

E foi assim, com a casa cheia, que aconteceu a terceira edição do Acorde Universitário - Festival Universitário de Música Popular Brasileira de Maringá. O evento, promovido pela UEM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Diretoria de Cultura, foi gratuito e realizado entre os dias 6 e 8 de agosto. Estima-se que 1.180 pessoas compareceram nos três dias de Festival.

Ao todo foram cinquenta músicas inscritas, com trinta selecionadas para as semifinais, que ocorreram nos dias 6 e 7. As quinze melhores canções desses dois dias, escolhidas por um grupo de dezesseis jurados, escolhidos pela Comissão Organizadora, se classificaram para a grande final, no dia 8. Esta edição do festival distribuiu R$ 7,5 mil em dinheiro entre as categorias, que foram, além dos três primeiros lugares, melhor letra, melhor arranjo, aclamação popular, melhor intérprete e música cidadã. 

Um dos principais atrativos do Acorde é que todos os compositores e intérpretes participantes do festival devem atuar em alguma das Instituições de Ensino Superior com sede em Maringá. O objetivo é promover a diversificação e o acesso à cultura para toda a comunidade universitária de Maringá e valorizar a música brasileira nas suas diversas vertentes, por meio do talento desses funcionários e alunos.

Tal talento foi muito bem demonstrado por Vanessa Croge, 25 anos, vencedora dessa edição do Acorde, com a música Labirinto. Vanessa, que é aluna do curso de Ciências Sociais da UEM e faz parte do coral da universidade, não tem nenhum CD gravado, mas diz que ainda pretende trabalhar com música de algum modo. (...) Em três anos de festival, Vanessa já é bicampeã do Acorde. O fato interessante é que praticamente todos os jurados mudaram de uma edição para a outra, comprovando uma grande aceitação das suas canções. (...)

O evento também foi marcado pela diversidade de ritmos, que iam de forró, MPB e samba a maracatu e sertanejo de raiz. Outro atrativo que deu charme ao festival foram os instrumentos diferentes utilizados na execução das canções, como o Ukulele, o Cajón e a Zabumba.”

Ficha técnica 

Gravação e mixagem: Ronaldo Gravino Produções Artísticas 

Iluminação: Reinaldo Soriani e Guilherme Zapolin

Filmagem: Kandiani Produções Artísticas 

Apresentadora: Márcia C. Facci Capeletti 

Participação Especial: Grupo Tum (Teatro Universitário de Maringá)

Assistente de palco: Reginaldo Silva

Coordenador do Festival: Enéias Ramos de Oliveira

Secretária do Festival: Maria Cristina Ribeiro e Ana Paula Rodriguez

Fontes: Jornal da UEM / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.