Maringá Nihonjin Kai - 1949

1949


Registro da Maringá Nihonjin Kai, que era a Associação dos Japoneses de Maringá que representava 65 famílias de imigrantes. 

A frase da legenda da foto significa: "Celebração de ano novo dos jovens de Maringá, no ano 24 da era Showa (1949)". O período Showa, ou Era Showa, é o período da história do Japão correspondente ao reinado do Imperador Showa, Hirohito, que se deu entre 25 de dezembro de 1926 e 7 de janeiro de 1989. O período Showa foi o mais longo período de todos os reinados dos Imperadores japoneses anteriores.

Um braço da Maringá Nihonjin Kai nasceu em 1947, proveniente da geração jovem nipo-brasileira aqui estabelecida. Trata-se da Sociedade Cultural Esportiva de Maringá, a Socema, que foi instalada às margens da então avenida das Indústrias (hoje Bento Munhoz da Rocha Neto) próximo a atual avenida Colombo. 

Em 1972, as duas entidades foram incorporadas e transformadas na Associação Cultural e Espotiva de Maringá, a Acema. No final daquela mesma década, a nova associação foi transferida para a avenida Kakogawa. 

Fontes: Contribuições de Shinit Ueta e Veroni Friedrich / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.