Portal do Horto Florestal - Década de 1970

1970


Feita a partir da avenida de mesmo nome, a imagem mostra o portal do Horto Florestal Dr. Luiz Teixeira Mendes ao longo da segunda metade da década de 1970. 

Estruturado com toras, além do nome do equipamento ambiental administrado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, o portal ainda mantinha uma placa com a frase que seria de autoria do engenheiro agrônomo Luiz Teixeira Mendes: "Plantar boas árvores é uma das formas mais expressivas de servir a pátria e a humanidade". 

O equipamento foi implantado por Mendes no final da década de 1940 e, posteriormente, foi administrado por Anníbal Bianchini da Rocha e diversos outros profissionais. De propriedade da colonizadora, no final da década de 1950, tanto a então avenida Independência quanto o Horto Florestal acabaram emprestando o nome do engenheiro agrônomo em homenagem aos trabalhos prestados. 

Prevendo se tornar um instituto para a botânica regional, cumpriu este papel ao servir como viveiro de mudas e sementes que foram distribuídas em Maringá e diversas outras cidades. Além disso, converteu-se em atrativo turístico devido às trilhas em meio à natureza, lago e outros espaços contemplativos. 

Fontes: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.